Neste domingo, 9, acontece o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, e o Terra terá uma cobertura completa sobre o exame, que funciona como porta de entrada de milhares de estudantes em faculdades brasileiras. O primeiro dia terá as questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação.
Após o encerramento da prova, o Terra acompanhará as primeiras informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sobre o dia de exame e iniciará a divulgação do gabarito extraoficial de todas a questões, com correção feita pelos professores do cursinho pré-vestibular Objetivo.
Às 20h, o Terra abre a transmissão de um mesacast com os professores, que vão comentar a complexidade da prova, falar sobre as questões mais polêmicas e abordar o tema da Redação.
Em seguida, o Terra inicia, no portal e no Youtube, uma live com correção de cada uma das 90 questões do primeiro dia, além da Redação. Toda a correção será feita por professores do Objetivo, e os estudantes também poderão consultar depois, quando quiserem, as falas e as explicações dos docentes com os vídeos on demand dentro das nossas plataformas digitais.
Leia mais sobre o Enem 2025:
- Quanto mais o Enem se aproxima, a sensação de não saber nada da prova aumenta. É normal?
- COP30, adultização, violência doméstica: veja 10 possíveis temas para a redação do Enem
- Quais são os conteúdos que mais caem no 1º dia de prova?
- Leia exemplo de redação escrita por professora com tema do ano passado para se inspirar
No segundo dia de provas (domingo, 16), a operação se repete, com gabarito extraoficial, mesacast e live completa de correção das questões de Matemática e Ciências da Natureza.
O gabarito oficial do Enem 2025 deve ser divulgado pelo Inep até o dia 1º de dezembro.
O Terra também terá reportagem nas ruas acompanhando a chegada e saída dos estudantes dos locais de prova e tem trazido informações importantes para os candidatos, como os possíveis temas da Redação, o que levar para o exame, o que fazer nos dias que antecedem as provas, além de outras dicas de ensino e comportamento.
Nos dois dias, os portões dos locais de prova abrem às 12h e são fechados às 13h (horário de Brasília).