‘Vai ter Enem no Bailique’: professora comemora primeira aplicação do exame no arquipélago

Cerca de 170 alunos serão beneficiados com a aplicação perto de casa

9 nov 2025 - 14h58
(atualizado às 15h14)
Resumo
Pela primeira vez, o Enem será aplicado no arquipélago do Bailique, beneficiando 170 estudantes que antes precisavam viajar por horas até Macapá; a conquista foi comemorada por líderes locais.
Estudantes do Bailique fazem ENEM no arquipélago
Estudantes do Bailique fazem ENEM no arquipélago
Foto: Reprodução/Instagram

Pela primeira vez, a comunidade do Bailique, localizada na fós do Rio Amazona no Amapá, receberá a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A professora Suellen Cordeiro foi responsável por articular o pedido junto ao Ministério da Educação e celebrou a conquista nas redes sociais: ‘Vai ter Enem no Bailique’.

Até então, os estudantes precisavam se deslocar até Macapá, capital do Amapá, para realizar a prova. Neste e no próximo domingo, porém, os candidatos farão o exame mais perto de casa.

Publicidade

“Foram muitas pessoas que trabalharam para que esse sonho se tornasse realidade no arquipélago. Por isso, vamos comemorar, porque vai ter Enem no Bailique”, disse a professora em vídeo publicado no Instagram.

Ao todo, 170 alunos farão o exame que garante acesso às universidades brasileiras. A aplicação acontecerá na Vila Progresso, que desde sábado, 8, passou a receber estudantes das comunidades vizinhas. Uma força-tarefa foi mobilizada para levar colchões e mantimentos aos candidatos do Ensino Médio.

“Vocês não sabem a dificuldade que esses jovens tiveram nos anos anteriores, com deslocamento de 12, 14 até 15 horas quando os rios estavam secos, para conseguir fazer suas provas. Neste ano, não. Serão 170 jovens, moradores do arquipélago, fazendo suas provas perto de suas casas”, destacou o senador Randolfe Rodrigues (PT) em suas redes sociais.

Com ‘cantinho do desabafo’, voluntários promovem apoio emocional a candidatos do Enem
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se