O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 trouxe questões com trechos da Bíblia e do Alcorão, pergunta que mencionava a atriz Paolla Oliveira, os direitos dos povos originários, a variação da palavra "canjica" em diferentes regiões do País, entre outros temas.
Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de prova do Enem 2025
Neste domingo, 9, os estudantes responderam 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e escreveram uma redação sobre o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Confira os assuntos que caíram na prova do Enem hoje, segundo os professores:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Questão que mencionava a atriz Paolla Oliveira como exemplo de figura pública alvo de comentários que evidenciam a padronização da beleza feminina;
- Questão com crônica, de autoria de E.A. Ribeiro, e cinco perguntas a partir dessa crônica;
- Texto do Romantismo: Inocência, de Taunay, para trazer os ideais românticos desse período literário;
- Na Educação Física, havia um texto sobre o programa Maré Inclusiva;
- Cartaz publicitário da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em que eles brincam com Fernando Pessoa e dizem: "Entrei Fernando, Saí Pessoa";
- Texto que trazia a questão da Língua de Santo e sua importância para o patrimônio linguístico brasileiro;
- Contos negreiros, de M. Freire;
- Em arte, esculturas feitas de madeira dos artistas da Ilha do Ferro, um povoado às margens do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, que usam gravetos de madeira para fazer a sua arte;
- Cartaz de uma campanha da Unicef sobre as diferenças e igualdades, que trazia a fotografia da Kézia Silva, advogada, e do Carlos Patachikoré, médico indígena;
- Variação da palavra "canjica" em diferentes regiões do País;
- Questão sobre função de linguagem;
- Violência contra mulher na escola;
- Em Língua Inglesa, textos que abordavam filosofia e a questão do sono, especificamente com uma mescla de linguagem verbal e não verbal;
- Em Espanhol, uma canção (o gênero música).
Ciências Humanas e suas Tecnologias
História
- Comércio em Veneza na modernidade;
- Igreja Católica, como o papel da dança na Igreja antigamente;
- Questões sobre Idade Antiga, Idade Média e Idade Moderna;
- Idade Contemporânea (questão sobre nacionalismo e imperialismo);
- História do Brasil: colonização, Era Vargas e Primeira República do Brasil, escravidão no Brasil e herança afro-brasileira;
- Direitos dos povos originários;
- Questão com trechos da Bíblia e do Alcorão (um em Êxodo e outro em Atos e uma passagem do Alcorão).
"Eram três textos que estavam alinhados, ou que estavam falando sobre, não o papel da ciência, mas o papel dos conhecimentos externos e do avanço científico, de um modo geral, dentro da religião. Então, o homem precisava ter um conhecimento sobre isso. E aí, a questão em si pedia para você trazer essa relação ou o que esses três textos estavam falando a respeito do homem que conhecia a ciência, do que eles consideravam dentro disso", explica Vinicius Tessari, professor de História do Curso Anglo.
Geografia
- Geografia urbana e rural;
- Impactos ambientais;
- Sustentabilidade;
- Fontes de energia;
- Transporte;
- Geologia;
- Questão de geopolítica e conceito de "geo".
Filosofia
- Heráclito e sua perspectiva de cosmos;
- Platão sobre o conceito de cidade ideal;
- Aristóteles e as formas de governo;
- Paul Collier citando Adam Smith ao abordar a relação entre a motivação das condutas e a busca pelo livro no capitalismo;
- David Hume falando sobre a relação entre eloquência e ausência de racionalidade;
- Foucault na temática da disciplina e capilaridade do poder;
- Bentham tratando da relação entre punição e felicidade;
- Derrida em uma distinção entre direito e justiça;
- Clarice Lispector ao tratar do ser e da conduta humana.
Sociologia
- Bauman com um trecho sobre utopia.
- Heleieth Saffioti falando do paradoxo entre igualdade e a necessidade jurídica da discriminação positiva de gênero;
- Norberto Bobbio e as variações sobre a concepção de Direitos Humanos;
- Trecho da Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas;
- Invisibilidade das religiões africanas no Brasil;
Especialistas consultados:
- Vinicius Tessari, professor de História do Curso Anglo;
- Camila Feitosa, professora e coordenadora de História no Elite Rede de Ensino;
- Talítha Gorgulho, especialista pedagógica no Sistema Positivo;
- Juliana Przybysz - professora coordenadora de geografia no Elite Rede de Ensino;
- Larissa Vitória, professora de Filosofia e Sociologia do Elite Rede de Ensino;
- Fábio Gusmão, especialista pedagógico no Sistema Positivo;
- Larissa Vitória, professora de Sociologia do Elite Rede de Ensino;
- Thatiane Hecht, professora de Linguagens do Elite Rede de Ensino;
- Arturo Chiong - professor de Linguagens do Curso Anglo;
- Talítha Gorgulho, especialista pedagógica no Sistema Positivo;
- Marcos Raggazzi, diretor-executivo do Bernoulli Educação;
- Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Objetivo.