A estudante Maria Eduarda Alves Silva, de 18 anos, faz neste domingo, 5, pela segunda vez "para valer" o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 com o objetivo de alcançar uma nota alta e conquistar a tão sonhada vaga no curso de Arquitetura na Universidade de São Paulo (USP).
Terra terá gabarito extraoficial e correção ao vivo das questões e Redação do 1º dia do Enem 2025
"Venho tranquila porque estudei o ano inteiro e espero que dê tudo certo. A gente nunca sabe", afirma a jovem em entrevista ao Terra.
Segundo Maria Eduarda, ela estudou muito o ano todo com a ajuda de um cursinho pré-vestibular. "Ia para as aulas pela manhã, mas agora, mais perto da prova, ficava até à noite estudando". A jovem conta que estudava ao menos 13 horas por dia, inclusive aos sábados. Aos domingos, descansava quando não tinha simulado.
No ano passado, ela conciliava ainda os estudos com o terceiro ano do ensino médio. Neste ano, no entanto, o foco foi totalmente no Enem e vestibulares.
A jovem chegou com boas expectativas para este primeiro dia de provas e estava acompanhada da mãe, que afirma que sempre está presente para oferecer esse apoio à filha.
"Sempre estamos juntas. Venho para ela ficar mais segura, porque nervoso não tem como não ficar. Espero ela entrar e falo para ela ficar calma, que vai dar tudo certo. É para confiar. No fim da prova, volto para buscar com o pai dela", diz a mãe, a administradora de empresas Maria Inês Alves, de 55 anos.
Dois domingos de prova
O Enem 2025 começa a ser aplicado neste domingo, 9. Cerca de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos para fazer a prova que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Neste primeiro dia do Enem, os candidatos respondem questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzirem uma redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". No próximo domingo, dia 16 de novembro, serão realizadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição deste ano será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na região, no período da aplicação regular do exame.