Patrocínio

Enem 2018: Inep divulga resultado do exame

As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira, 22, e vão até o dia 25; exame pode ser usado no ProUni e em universidades de Portugal

18 jan 2019 - 00h20
(atualizado às 21h05)

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira, 18. Os candidatos que fizeram o exame podem acessá-las pela Página do Participante, no site enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo Enem 2018.

Para acessar, é preciso informar CPF e senha. O espelho da Redação, ou seja, detalhes da correção do texto só sairá no dia 18 de março, junto com as notas dos treineiros.

Publicidade

Nesta sexta, o Inep também divulga os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da Redação.

Os resultados no Enem podem ser usados pelos estudantes para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Reportagem do Estado aponta que alunos pobres têm só 0,16% de chance de estar entre os melhores do Enem. O levantamento mostrou ainda que, entre os estudantes com nível socioeconômico maior, a possibilidade de estar no grupo com as notas mais altas é de 25%.

Qual a média nacional do Enem?

A média geral de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foi de 526,9 pontos; de Ciências Humanas e suas Tecnologias, 569,2 pontos; em Matemática e suas Tecnologias, 535,5; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 493,8.

Publicidade

Em relação à Redação, 55 estudantes tiveram nota máxima e 112.559 zeraram o texto. Os principais motivos para o zero foram redação em branco, fuga do tema e cópia de texto motivador. O Inep também informou que 24% dos 5.513.747 inscritos faltaram no exame.

Sisu

As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira, 22, e vão até as 23h59 do dia 25. Os interessados podem escolher duas opções de curso e é permitido alterar a escolha durante o período de inscrições.

No dia 28, será divulgado o resultado da chamada regular e as matrículas serão entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro.

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, será possível se inscrever para a lista de espera. A convocação dos candidatos será realizada a partir de 7 de fevereiro.

ProUni

A partir do dia 29, começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 do dia 1º de fevereiro.

Publicidade

O processo seletivo é voltado para estudantes egressos do ensino médio na rede pública ou de escolas particulares caso tenham sido bolsistas integrais, pessoas com deficiência e professores da rede pública. O candidato também precisa ter renda familiar per capita de até três salários mínimos. Para participar do ProUni, o candidato não pode ter diploma de ensino superior.

A seleção é para o primeiro semestre de 2019 e as inscrições dever ser feitas pelo site do programa do Ministério da Educação (MEC).

Portugal

Os resultados do Enem também podem ser utilizados em instituições de ensino superior de Portugal. Segundo o Inep, já foram firmados convênios com 37 instituições, entre elas as universidades de Coimbra, de Lisboa e do Porto.

O convênio mais recente foi realizado com a Universidade Europeia, que oferece cursos nas áreas de Gestão, Direito, Psicologia, Comunicação e, de acordo com o instituto, um de seus destaques é a formação na área de Gestão Hoteleira e Turismo.

Um levantamento do Inep, considerando 23 instituições portuguesas e dados até abril de 2018, aponta que 1.200 brasileiros já ingressaram em faculdades de Portugal por meio desses convênios.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se