Um jovem de 26 anos afirma ter sido demitido do que considerava seu "emprego dos sonhos" na PwC, onde desenvolvia agentes de inteligência artificial. Agora, ele teme que a tecnologia que criou possa ter levado a mais cortes de empregos.
O jovem, chamado Donald King, contou à Fortune que sua demissão da consultoria, uma das "Big Four", o pegou de surpresa, e reconhece que os agentes de IA em que trabalhava podem estar ligados a outras demissões.
Não seria a primeira vez que profissionais relatam ter trabalhado em projetos em empresas que acabaram se tornando a própria tecnologia que eventualmente os substituiria. Embora, às vezes, o plano dê errado, e haja pessoas pagas para corrigir bugs causados pela IA.
Como ele conseguiu seu "emprego dos sonhos"
Este jovem conta como, após se formar em finanças pela Universidade do Texas em Austin (2021), conseguiu um emprego em uma das quatro maiores consultorias: a PwC. Ele se mudou para Nova York e assumiu a gestão de um importante cliente da empresa, a Oracle.
Algum tempo depois, como o jovem relatou, a PwC anunciou um investimento de um bilhão de dólares (cerca de R$ 5,3 bilhões) em IA. Ele conta que ficou fascinado pela tecnologia e se candidatou a uma vaga na equipe de desenvolvimento de IA da empresa. Afirma que jamais imaginou que isso levaria à sua demissão, pois as máquinas que ele estava construindo fariam o seu trabalho, e logo entendeu por que os consultores são chamados de "executores".
Trabalhando entre 60 e 80 horas por semana...
Matérias relacionadas