Um jovem foi demitido do seu "emprego dos sonhos" na PwC: ele trabalhava 80 horas por semana criando agentes de IA que substituíram pessoas

Um jovem trabalhava em uma das quatro maiores empresas de auditoria, cumprindo jornadas de 80 horas semanais e recebendo um salário alto; ele estava desenvolvendo agentes de IA capazes de realizar tarefas humanas

26 nov 2025 - 11h18
Foto: Xataka

Um jovem de 26 anos afirma ter sido demitido do que considerava seu "emprego dos sonhos" na PwC, onde desenvolvia agentes de inteligência artificial. Agora, ele teme que a tecnologia que criou possa ter levado a mais cortes de empregos.

O jovem, chamado Donald King, contou à Fortune que sua demissão da consultoria, uma das "Big Four", o pegou de surpresa, e reconhece que os agentes de IA em que trabalhava podem estar ligados a outras demissões.

Publicidade

Não seria a primeira vez que profissionais relatam ter trabalhado em projetos em empresas que acabaram se tornando a própria tecnologia que eventualmente os substituiria. Embora, às vezes, o plano dê errado, e haja pessoas pagas para corrigir bugs causados pela IA.

Como ele conseguiu seu "emprego dos sonhos"

Este jovem conta como, após se formar em finanças pela Universidade do Texas em Austin (2021), conseguiu um emprego em uma das quatro maiores consultorias: a PwC. Ele se mudou para Nova York e assumiu a gestão de um importante cliente da empresa, a Oracle.

Algum tempo depois, como o jovem relatou, a PwC anunciou um investimento de um bilhão de dólares (cerca de R$ 5,3 bilhões) em IA. Ele conta que ficou fascinado pela tecnologia e se candidatou a uma vaga na equipe de desenvolvimento de IA da empresa. Afirma que jamais imaginou que isso levaria à sua demissão, pois as máquinas que ele estava construindo fariam o seu trabalho, e logo entendeu por que os consultores são chamados de "executores".

Trabalhando entre 60 e 80 horas por semana...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Google Workspace na estrada: Como ter um "escritório móvel" completo para trabalhar em qualquer lugar do mundo, mesmo offline?

Google Workspace na prática: o passo a passo para migrar sua empresa e testar 14 dias sem compromisso

Algo estranho está acontecendo com o Bitcoin: não é apenas o fato dele estar caindo, mas por que está caindo

Comece a usar o Google Workspace com um e-mail profissional e descubra o poder da IA: descubra funcionalidades essenciais (com teste grátis)

Na Holanda, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é tão bom que as pessoas começaram a trabalhar quatro dias por semana quase sem perceber

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se