Muitos especialistas em IA estão alertando que, por enquanto, as ferramentas de inteligência artificial não podem substituir as pessoas e sua criatividade, mas seu grande valor está em ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade humanas. Outros estudos afirmam exatamente o contrário: não há melhorias na produtividade.
Agora, uma nova pesquisa descobriu que as ferramentas de IA nem sempre aumentam a produtividade. De acordo com o Model Evaluation and Threat Research, desenvolvedores de software experientes são mais rápidos usando suas próprias habilidades.
Quando pediram a 16 desenvolvedores de software que realizassem tarefas usando ferramentas de IA, eles demoraram mais do que quando não usavam a tecnologia, contradizendo a narrativa geral de que essa tecnologia ajuda a ser mais rápido nas tarefas. Pode até acontecer, mas este estudo afirma que não é assim quando o desenvolvedor tem muita experiência.
Os desenvolvedores confiam muito na IA
O mais curioso é que esses desenvolvedores sênior realmente acreditavam que a IA melhoraria sua produtividade: previram que a tecnologia reduziria o tempo para concluir as tarefas em uma média de 24%. No entanto, a IA fez com que eles demorassem 19% a mais para terminar as tarefas em comparação a quando não a usavam.
Especificamente, 16 desenvolvedores com experiência moderada em IA completaram 246 tarefas em projetos nos quais têm, em média, 5 anos de experiência prévia. Cada tarefa foi atribuída aleatoriamente para permitir ou ...
Matérias relacionadas
Não é chamado para entrevistas de trabalho? A culpa pode ser da IA
A China estava bastante confiante com a jornada 9-9-6 — até perceber que era um tiro no próprio pé
Estudo americano revela quem são os profissionais mais afetados pela IA