O CEO de IA da Microsoft é Mustafa Suleyman, que acredita fortemente na eficácia do trabalho presencial e nos vínculos que surgem entre os funcionários quando trabalham juntos fisicamente. Por isso, ele exige presença muito mais frequente no escritório em comparação com outros departamentos da Microsoft. Sua opinião não é bem recebida pelos internautas, que consideram sua postura contraproducente.
Segundo a própria Microsoft, o padrão geral será de 3 dias por semana no escritório a partir de fevereiro de 2026. Porém, como informa o Business Insider, Mustafa Suleyman exige de sua equipe uma presença no escritório de quatro dias presenciais. Caso alguém precise de mais flexibilidade, isso precisa primeiro ser aprovado por uma pessoa que responde diretamente ao CEO. Na visão de Suleyman, isso melhora o funcionamento da empresa:
"Isso é muito melhor para a colaboração. Todos se veem, você sente o burburinho, a intensidade do lugar inteiro. Isso cria uma colaboração informal melhor. É definitivamente melhor."
As soluções de Suleyman são tão radicais que os funcionários nem sentam em estações parcialmente fechadas e padrão — em vez disso, têm mesas abertas colocadas muito próximas umas das outras, o que supostamente cria esse ambiente movimentado mencionado.
Esse tipo de abordagem à organização do trabalho e ao ambiente é, segundo os internautas, o oposto do que cria uma boa colaboração. Além das duras críticas dizendo que Suleyman deveria ele mesmo sentar no meio do seu "open space", ...
Matérias relacionadas