No Brasil e no mundo, o mercado de trabalho enfrenta uma epidemia de desengajamento. Falta motivação para muitos profissionais, que resistem a "vestir a camisa" do empregador. Estão fisicamente presentes, mas não plenamente dedicados: permanecem apáticos, sem proatividade e com tendência à procrastinação, como se apenas contassem os minutos para sair dali.
Um estudo da plataforma de gestão de pessoas Flash mostrou que 61% dos trabalhadores brasileiros se encontram desmotivados ou ativamente desengajados — índice mais alto entre os da geração Z (pessoas nascidas a partir de meados da década de 1990). Entre os executivos, o número é de 35%, mas houve queda de sete pontos porcentuais em relação ao ano anterior da pesquisa.
O desengajamento parece ter sido amplificado após a pandemia, quando muitos passaram a considerar o trabalho uma dimensão "menos prioritária" da vida. Atenta a isso, a gestão de pessoas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estruturou o programa VEM (Viva Esses Momentos), que incentiva liberdade de expressão e a troca de conhecimentos, reforçando um ambiente de valorização à realização no trabalho.
Escuta ativa
O primeiro passo para engajar é valorizar. É nisso que acredita a Eppo, pioneira em Cidades Inteligentes no Brasil. Uma das missões da empresa é combater a invisibilidade e o preconceito sofrido pelos trabalhadores da limpeza urbana e de serviços correlatos, que representam 80% do quadro. Eles são chamados de "equipe essencial".
"Criamos um ambiente em que cada pessoa tem voz e escuta ativa, com canais seguros de acolhimento e valorização do indivíduo como ser humano. Temos orgulho de mostrar que é possível unir resultados consistentes com uma gestão profundamente humana", diz Talita Agudinho, líder de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO), Diversidade e Inclusão.
A Milplan Engenharia estimula o engajamento desde o primeiro dia do novo colaborador, reforçando os pilares da cultura organizacional. O projeto #SomosMilplan foi criado para integrar valores e comportamentos às práticas de gestão, aos processos e às decisões do dia a dia. Há ainda programas de padrinhos e redes de apoio que fortalecem vínculos e pertencimento, criando rotinas de acolhimento e referência para quem chega.
"Temos a convicção de que o nosso maior diferencial está nas pessoas e é por isso que mantemos o compromisso de oferecer um ambiente seguro, inclusivo e inspirador, mesmo em cenários desafiadores", diz Marcos Marangoni, diretor de Gente & Gestão.
A mineradora Tronox vem aprimorando a experiência dos colaboradores com pesquisas específicas para cada etapa da jornada. Passados os três meses de experiência, o colaborador responde à Pesquisa Contínua de Engajamento, aplicada mensalmente e utilizada pelas lideranças para definir ações de melhoria do clima organizacional. No início, a adesão mal passava de 30%; hoje, chega a 76%. "Temos investido cada vez mais em um ambiente que nutre o potencial de cada um, garantindo segurança, respeito e oportunidades", afirma Rodrigo Assunção, diretor da empresa.
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