Dia do Café: por que o Brasil celebra a data depois do resto do mundo?

Além de destacar a importância econômica da produção, a celebração visa incentivar o consumo interno

24 mai 2024 - 15h57

Nesta sexta-feira, 24 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do Café e também homenageia os baristas. Instituída pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005, a data marca o início da colheita do grão em grande parte do território brasileiro. Além de destacar a importância econômica da produção, a celebração visa incentivar o consumo interno.

24 de maio: Dia Nacional do Café
24 de maio: Dia Nacional do Café
Foto: Canva / Perfil Brasil

O Dia Nacional do Café é uma das três datas principais dedicadas à bebida. Em 14 de abril, alguns brasileiros celebram o chamado Dia Mundial do Café. No entanto, essa data não é reconhecida internacionalmente. Assim, o Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, é oficialmente reconhecido pela Organização Internacional do Café (OIC) e pelos 77 Estados-Membros da entidade.

Publicidade

O café na cultura brasileira

Essas comemorações são mais do que uma simples celebração da bebida. Elas destacam o papel dos baristas e a arte de preparar diferentes variações da bebida, promovendo a sua cultura e as diversas formas de consumo. Para muitos, o Dia Nacional do Café é uma oportunidade de explorar novas maneiras de apreciar a bebida, experimentando, desde métodos tradicionais, até as mais inovadoras técnicas de preparo.

Coado, expresso ou com leite, a influência do café na cultura brasileira é inegável. Ele permeia a economia, a sociedade e as interações diárias dos brasileiros. Apesar disso, o país ainda precisa incentivar mais o consumo interno para equiparar-se a nações como Finlândia, Suécia e Bélgica, que lideram o ranking de consumo per capita. Portanto, celebrar o Dia Nacional do Café é uma estratégia, não só para valorizar a produção nacional, mas também para reforçar o seu papel na vida cotidiana dos brasileiros.

Além disso, a data proporciona uma excelente oportunidade para promover a educação sobre o grão. Desde a sua origem, até o processo de torrefação e as diversas técnicas de preparo. Eventos e workshops realizados nesse dia ajudam a aumentar o conhecimento dos consumidores e a apreciação pela qualidade do produto brasileiro. Assim, com o apoio de eventos, promoções e campanhas, espera-se que a data ajude a aumentar a apreciação da bebida entre os brasileiros. Dessa forma, o país pode consolidar ainda mais sua posição no cenário global.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se