URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Serra de SC registra quase 7°C negativos

Localidade de Bom Jardim da Serra teve a menor temperatura no Brasil em 2020, até agora

3 jun 2020 - 16h06
(atualizado às 17h27)

A Serra de Santa Catarina registrou a menor temperatura no Brasil em 2020 até agora, na madrugada de 3 de junho. Pela medição do Epagri-Ciram, a temperatura chegou a 6,8°C negativos, na região de Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias. 

Outras outras áreas da Serra Catarinense e também do Planalto de Santa Catarina e da Serra Gaúcha registraram temperaturas abaixo de 0°C na madrugada da quarta-feira, 3 de junho. Porém, em outros locais do Sul do Brasil, as temperaturas não foram tão baixas assim.  Na Serra Gaúcha, o Epagri-Ciram registrou 3,0°C negativos em Vacaria/Basf e -1,8°C em Bom Jesus/Bast. No Paraná, a menor temperatura foi de 3,1°C em General Carneiro. 

Publicidade
Foto: Climatempo
Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

O resfriamento intenso foi causado pela passagem de uma massa de ar frio de origem polar. Na madrugada de 3 de junho, o centro desta massa de ar frio atuou com força sobre Santa Catarina e sobre o Rio grande do Sul, mas o Paraná não sentiu um resfriamento tão acentuado por causa do excesso de nebulosidade sobre o estado.

Foto: Climatempo
Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

O frio intenso provocou geada em vários locais da serra gaúcha e catarinense e, também do Planalto Sul de Santa Catarina.  Pequenas áreas no extremo sul do Paraná, região de Palmas e General Carneiro, podem ter tido alguma geada. Nas outras áreas paranaenses, a nebulosidade que encobria o céu impediu que o resfriamento fosse acentuado.

Foto: Climatempo
Foto de Mycchel Legnaghi/Agência São Joaquim Online , São Joaquim (SC)

Próximos dias

O centro desta massa de ar frio de origem polar já está indo para oceano e nesta quinta-feira a temperatura volta a subir no sul do Brasil. Além do afastamento do ar polar, o aumento da nebulosidade esperada para as próximas 24 horas também vai evitar um resfriamento intenso na madrugada desta quinta-feira.

As próximas 48 horas são de alerta para chuva forte no Sul do Brasil por causa da formação de uma nova frente fria.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações