Chuva forte sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil

Combinação de ar quente e úmido com frente fria que avança pelo litoral de SP e do RJ estimulam muitas nuvens carregadas sobre o país

30 dez 2023 - 05h18
(atualizado às 07h55)
Chuva forte sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil no último sábado de 2023.
Chuva forte sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil no último sábado de 2023.
Foto: Climatempo

Após provocar temporais no Sul do do Brasil, uma frente fria avança neste sábado pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Esta frente fria e o ar muito quente e úmido que está espalhado pelo interior do Brasil vão estimular a formação de grande quantidade de nuvens carregadas sobre os estados do Sudeste e também sobre o Centro-Oeste.

As nuvens de chuva forte saem do Sul do Brasil e o ar frio de origem polar entra na Região reduzindo a temperatura e o risco de novos temporais.

Publicidade

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e estimula a formação de grandes nuvens, que provocam fortes pancadas de chuva.

Uma massa de ar seco predomina sobre o centro-leste do Nordeste inibindo as condições para chuva.

A Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva no litoral do Amapá, do Pará e do Maranhão.

Previsão do tempo para o Brasil para 30/12/2023 - sábado

Região Sul

Para este sábado, 30/12/23, a previsão é de que toda a Região Sul tenha sol na maior parte do dia e temperaturas agradáveis. A entrada de ar frio de origem polar, após a passagem de uma frente fria, vai refrescar os três estados.

Publicidade

Algumas pancadas de chuva ainda devem ocorrer neste sábado na serra do Rio Grande do Sul, na serra, no sul, litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no centro-norte e no leste do Paraná. Mas a chuva que ocorrer será, em geral, fraca a moderada, e não vai causar transtornos para a população. 

Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer neste sábado na divisa do Paraná com São Paulo.

Região Sudeste

Uma frente fria avança neste sábado pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Esta frente fria e o ar muito quente e úmido que está espalhado pelo interior do Brasil vão estimular a formação de grande quantidade de nuvens carregadas sobre os estados do Sudeste.

No estado de São Paulo, as pancadas de chuva começam já na madrugada e vão continuar pela manhã, tarde e noite. No estado do Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite.

Há risco de chuva forte, raios e fortes rajadas de vento em todos os estados. O maior risco de temporais, com os maiores volumes de chuva são para o litoral, norte e oeste de São Paulo, mas de forma isolada, Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e sul do Espírito Santo.

Publicidade

Vitória deve ser a capital mais quente do país neste sábado e poderá ter chuva forte.

Atenção: previsão de muita chuva na primeira semana de 2024 para MG, ES e RJ.

 

Região Centro-Oeste

As condições para chuva aumentam sobre o Centro-Oeste do Brasil no último fim de semana de 2023. Além do ar quente e úmido que já predomina sobre grande parte do Centro-Oeste, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste e mudanças na circulação dos ventos em torno de 10 mil metros de altitude, vão estimular a formação de mais nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste.

Mesmo com  o aumento da nebulosidade, toda a Região terá períodos com sol no decorrer do dia. Mas diferente do que vinha ocorrendo nos últimos dias, as pancadas de chuva com raios neste sábado podem ocorrer a qualquer hora, várias vezes ao longo do dia. 

Há risco de chuva forte e de ventos fortes em todos os estados e no Distrito Federal.

As capitais Cuiabá, Goiânia e Campo Grande ficam entre as mais quentes do Brasil.

Publicidade

Atenção: O Centro-oeste terá muita chuva na primeira semana de 2024

 

Região Nordeste

O ar quente e seco predomina sobre o centro-leste do Nordeste diminuindo a nebulosidade e as condições de chuva em grande parte da Região. 

No último sábado de 2023, o sol aparece forte e faz muito calor em todos os estados do Nordeste. Algumas nuvens carregadas se formam no Maranhão, em quase todo o Piauí e no oeste da Bahia e provocam pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde ou à noite. Pode chover também no litoral e norte do Ceará. Não tem previsão de chuva para o leste do Piauí e nem para as demais áreas do Nordeste. 

Atenção: grande mudança no tempo ocorre nos próximos dias. O Nordeste terá muita chuva na primeira semana de 2024

Região Norte

O ar quente e úmido predomina sobre o Norte do Brasil e nuvens carregadas continuam se firmando sobre toda a Região. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a ocorrência de chuva no Amapá e no litoral do Pará.

A maior parte do Norte do Brasil tem um sábado com períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.

No leste e nordeste no Amazonas, no centro-sul de Roraima, no oeste do Pará, no litoral e norte do Amapá, ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes.

Publicidade

Norte do Brasil também terá muita chuva na primeira semana de 2024.

 

Alertas meteorológicos para 30/12/2023 - sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, Manaus, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de rajadas de vento acima de 91 km/h no noroeste do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo e na Zona da Mata Mineira.

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no centro-sul de Roraima, no oeste do Pará, no leste e nordeste do Amazonas, sul de Rondônia, no oeste e sul de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, no oeste, norte e litoral de São Paulo, no oeste, centro e leste de Minas Gerais (inclui Grande BH), no Rio de Janeiro (exceto no Noroeste do estado)

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no extremo norte, noroeste e litoral do Paraná, no centro, leste e sul de São Paulo, no sul de Minas, em Vitória e no centro e norte do Espírito Santo, no norte e nordeste de Minas Gerais, no leste, centro e norte de Mato Grosso, no Tocantins e oeste da Bahia, no oeste e extremo sul do Maranhão, no Pará, no Amapá, em Roraima (exceto no centro- sul do estado), no centro, oeste e sul do Amazonas, em Rondônia (exceto no sul do estado)e no Acre

Publicidade

Atenção para chuva moderada na região do litoral do Maranhão e do Piauí.

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30%

no centro e norte da Bahia, no sertão do Nordeste

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se