Condições de chuva para as áreas agrícolas no fim de semana

Veja como fica a previsão do tempo para as culturas do milho, café, cana de açúcar nos próximos dias

30 abr 2021 - 11h28

Os produtores rurais estão de olho no céu e no clima para dar andamento com os trabalhos no campo. A virada do mês acontece com a expectativa de como vai ficar a previsão do tempo nas áreas produtoras do país e onde a chuva fica concentrada.

Um destaque importante é a chuva forte prevista para as áreas de cacau do sul da Bahia e a região agrícola conhecida como Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia) e que irá beneficiar, milho, feijão, soja, mandioca. O meteorologista Celso Oliveira, faz uma análise para as condições do tempo para os próximos dias.Veja abaixo:    

Publicidade

Café

Nas últimas 24 horas, alguns poucos municípios da Zona da Mata de Minas Gerais, região de Manhuaçu, receberam precipitação de até 25mm. De uma forma geral, no entanto, espera-se tempo seco e maior amplitude térmica.

Nos próximos sete dias, as poucas precipitações alcançarão apenas o sul do Espírito Santo (10mm) e da Bahia (30mm). A formação de um bloqueio atmosférico durante o primeiro decêndio de maio manterá o tempo seco na maior parte das áreas de café.

Somente a partir de 13 de maio, há previsão de chuva fraca entre o nordeste do Paraná e a Alta Paulista. Não há previsão de frio intenso pelos próximos 15 dias no centro e sul do Brasil.

Milho

Nesta sexta-feira, 30 de Abril, pancadas de chuva ocorrem de forma isolada sobre o norte dos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em Uruaçu (GO), foram registrados 21,2 mm de chuva no período entre 10h de ontem (29) e 10h de hoje (30), de acordo com os dados do Cemanden. No mesmo período, a cidade de Lajinha (MG), registrou 24,2 mm e a cidade de Vila Rica (MT), 12 mm.

Publicidade

"A chuva até deverá alcançar mais áreas do Centro-Oeste neste fim de semana, mas continuará desigual", prevê o meteorologista Celso Oliveira.

"Alguns poucos acumulados acima dos 30mm são esperados no centro e sudeste de Mato Grosso, mas a maior parte das áreas receberá algo entre 5mm e 10mm, isso sem contar a possibilidade de chover em uma fazenda e não chover na fazenda vizinha", explica.

O fato é que a chuva não ajuda a aumentar e umidade do solo e o desenvolvimento da segunda safra de milho. No decorrer de maio, espera-se a formação de um bloqueio atmosférico e corte da precipitação sobre boa parte das áreas produtoras.

No decorrer dos próximos 10 dias de maio, a precipitação avança um pouco mais ao norte e alcança áreas produtoras do sul e sudeste de Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste e sul de São Paulo. Porém, os acumulados projetados ainda serão baixos. Não há previsão de frio intenso a ponto de trazer geadas pelos próximos 15 dias.

Cana de açúcar

Neste fim de semana, o primeiro do mês de maio, a chuva até retorna para parte das áreas produtoras de cana, mas nada que mude o atual ambiente agrícola. As precipitações acontecem no nordeste de Mato Grosso do Sul, centro, oeste e sudoeste de Goiás e no Estado de Mato Grosso.

"Alguns poucos acumulados acima dos 30mm são esperados no centro e sudeste de Mato Grosso, mas a maior parte das áreas chove entre 5mm e 10mm, isso sem contar a possibilidade de chover em uma usina e não chover na usina vizinha.O fato é que a chuva não ajuda a aumentar e umidade do solo e o desenvolvimento da cana de açúcar e também não atrapalha a colheita", relata Oliveira.

No decorrer de maio, a previsão é indica a formação de um bloqueio atmosférico e isso irá inibir as condições de chuva em boa parte das áreas produtoras. No decorrer dos primeiros 10 dias de maio, a precipitação ocorre um pouco mais ao norte e alcança áreas produtoras do sul de Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste e sudoeste de São Paulo com acumulados de chuva ainda baixos. Não há previsão de frio intenso a ponto de trazer geadas pelos próximos 15 dias.

Publicidade

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações