Após ser atingida pelas enchentes de 2023 e 2024, o município de Encantado, localizado no Vale do Taquari, iniciou a instalação de placas com orientações para situações de emergência climática.
A sinalização indica rotas de fuga, áreas com risco de inundação e pontos de encontro para a população em caso de necessidade de evacuação.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Loivo Desordi, as placas serão instaladas em todos os bairros atingidos por enchentes e deslizamentos.
A localidade de Palmas foi a primeira a receber a estrutura. Conforme a prefeitura, o objetivo é facilitar a orientação dos moradores e agilizar a retirada de pessoas durante eventos extremos.
Os pontos de encontro definidos também poderão ser utilizados como locais de abrigo e apoio à população.
As placas ainda contam com QR Code que direciona para informações atualizadas sobre nível do rio, volume de chuva e mapas de inundação do município.