O que estão compartilhando: vídeo que mostra um poste de energia caindo dentro de uma lagoa. Em seguida, peixes saltam para fora da água, como se estivessem sendo eletrocutados.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é falso. O vídeo tem características de ter sido criado por inteligência artificial. Elementos como os fios de alta tensão e os peixes aparecem falhados na imagem, e os cabos chegam a desaparecer pouco antes de o poste cair na água. Nenhuma postagem do vídeo na internet fornece informações como local e data do registro. Ferramenta de detecção confirma que o conteúdo foi criado por IA.
Saiba mais: o vídeo mostra um cenário rural. Há uma casa ao fundo e uma lagoa à frente. Entre a casa e a lagoa, há um poste, que cai na água e ocasiona explosões e fogo sobre a superfície. Peixes começam a saltar para fora da lagoa como se estivessem sendo eletrocutados. As imagens circulam em postagens nas redes sociais com legendas em diferentes línguas: francês, tailandês, chinês, coreano, vietnamita. Mas o vídeo é falso.
Uma análise frame a frame da gravação permite observar algumas falhas que confirmam que o material foi criado por inteligência artificial. Como mostram as imagens abaixo, à medida que o poste cai, os cabos de energia conectados aparecem falhados e desaparecem em seguida.
Em outro trecho, é possível observar que os peixes são borrões na imagem, e também aparecem falhados (abaixo), ou seja, parte de suas estruturas desaparece. Um deles salta da lagoa, cai sobre o deque de madeira (à direita) e retorna à água de forma anormal. É como se ele tivesse batido em uma estrutura inexistente, uma "parede invisível", que o direcionou novamente à lagoa.
Outro indício de falsidade é o fato de nenhuma postagem que compartilha o vídeo fornecer contexto sobre a localização ou a data da cena. Em uma delas, feita no X, consta nota da comunidade com alerta de que o conteúdo por gerado por IA.
Ferramenta detecta manipulação
O Verifica submeteu o vídeo à ferramenta Hive Moderation, que detecta uso de IA generativa na criação de conteúdos. O sistema apontou 97% de probabilidade de o conteúdo ter sido gerado por IA (print abaixo).