O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria afirmado que, caso seja eleito novamente, "não vai enganar o povo mais uma vez".
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Durante uma entrevista em 2020, Lula foi perguntado sobre a possibilidade de fazer alianças políticas com outros adversários, na intenção de derrotar Jair Bolsonaro. Lula respondeu que construir um arranjo político apenas para este propósito seria equivalente a enganar o povo.
O perfil que fez a postagem foi procurado, mas não retornou o contato até a publicação da checagem.
Frase fora de contexto
A declaração foi Lula feita durante uma entrevista ao portal El País Brasil, em 7 de outubro de 2020. Na época, estava em curso a campanha eleitoral para as eleições municipais, nas quais Lula não era candidato.
Em determinado momento, a jornalista Flávia Marreiro questiona Lula sobre o que o impedia de construir uma frente ampla para deter o avanço de personalidades autoritárias, como, nas palavras dela, o então presidente Jair Bolsonaro (assista a partir de 1 hora 5 minutos e 11 segundos da gravação).
Lula responde que uma aliança entre diferente grupos políticos só deveria ser criada se tivesse como propósito devolver à população direitos que foram perdidos. A criação de articulações para outros fins seria, para Lula, uma forma de enganar as pessoas.
A declaração completa dele foi:
"Mas fazer um arranjo por cima apenas para mudar a nomenclatura, sem dizer o que vai acontecer com o povo pobre - eu já tenho idade demais, eu já vivi demais, eu já tenho experiência demais e não vou enganar o povo mais uma vez. Eu não vou enganar o povo. Só tem sentido fazer uma frente ampla se for para devolver ao povo trabalhador deste país os direitos que tiraram dele".
Esse conteúdo também foi checado pelo Fato ou fake.