Vídeo de explorador encontrando domo no 'fim do mundo' foi criado com IA

VÍDEO VIRAL TEM MARCA D'ÁGUA DE FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA

17 dez 2025 - 16h07

O que estão compartilhando: vídeo mostraria um explorador brasileiro chegando ao "fim do mundo". Ele encontra um domo que protegeria o planeta e grita: "A Terra é plana!"

Vídeo foi criado com ferramenta Sora, da OpenIA.
Vídeo foi criado com ferramenta Sora, da OpenIA.
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi criado com uma inteligência artificial (IA) da OpenAI. Isso fica evidente por causa da marca d'água da ferramenta visível nas imagens. Há outros indícios de que o conteúdo é falso, como falhas na voz e rosto da figura que aparece no vídeo.

Publicidade

Saiba mais: Uma das contas que publicou o vídeo de IA ganhou 8,5 milhões de visualizações. Nos comentários, pessoas acreditaram que o vídeo poderia ser real, mas tirado de contexto: "Eu só tô vendo um lugar deserto com uma construção (...) isso aí é uma construção em algum lugar", escreveu um perfil. "Isso é uma construção futurista na Arábia Saudita que eles estão fazendo", disse outro.

Na realidade, o vídeo foi criado com inteligência artificial. Em determinados momentos, aparece a marca d'água da Sora, nome da ferramenta da empresa OpenAI, dona do ChatGPT, que cria imagens sintéticas.

Há outras características de que o conteúdo é falsificado: o movimento do rosto do homem que aparece no vídeo não é natural, o olhar dele é estático e a voz é robótica, sem pausas naturais da respiração humana. Esses são fatores determinantes para detecção desse tipo de conteúdo.

Uma das páginas do Instagram que compartilhou o vídeo costuma compartilhar conteúdos visivelmente criados por IA. As postagens incluem imagens de alienígenas e OVNIs.

Publicidade

Outros vídeos criados pela ferramenta Sora já foram checados pelo Verifica, como o de um tornado no Paraná e o de um noticiário falso sobre o envio de 30 mil cabeças de gado para Cuba.

O Verifica já mostrou algumas dicas para não se enganar com IA nas redes sociais. Confira abaixo:

Veja como não se enganar com desinformação gerada por inteligência artificial nas redes sociais

Ferramentas são capazes de identificar conteúdo feito com IA? Veja o que dizem especialistas

Criminosos manipulam com IA vídeos de pequenos influenciadores para aplicar golpes nas redes sociais

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações