RJ: Perimetral será interditada para nova etapa de demolição no Elevado

17 jan 2014 - 13h30
(atualizado às 14h01)

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira a segunda etapa da demolição do Elevado da Perimetral, que será completamente fechado no dia 25. Com isso, começa também um novo ciclo de mudanças no trânsito do centro da capital, com a avenida Rio Branco passando a operar em mão dupla, com tráfego exclusivo de ônibus e táxis, entre a Cinelândia e a Candelária, e o fechamento do mergulhão da Praça XV, a partir do dia 8 de fevereiro.

Ao todo, o centro da cidade perderá mil vagas de estacionamento e ganhará 17 novos pontos de embarque e desembarque de táxis, que não poderão parar na Rio Branco, e mais dois terminais de ônibus. Segundo a prefeitura, a ideia é incentivar a população a priorizar o transporte público na hora de se dirigir à região.

Publicidade

“É um caminho sem volta. Alguns anunciavam a tragédia absoluta e ela não aconteceu”, afirmou o prefeito Eduardo Paes ao comentar a primeira etapa da demolição do Elevado, em novembro. Segundo ele, o objetivo da prefeitura é priorizar o transporte público e, por enquanto, não há como evitar transtornos. “A gente pede a compreensão do carioca. A medida que as obras forem ficando prontas, a sensação vai ser de alívio.”

Segundo o secretário de Transportes, Carlos Osório, foi acordado com o governo do Estado um aumento no serviço das barcas, metrô e trens a fim de mitigar os transtornos a população.

O Elevado da Perimetral foi construído na década de 1950 como forma de desafogar o trânsito crescente de quem vinha da avenida Brasil para chegar ao centro e à zona sul do Rio de Janeiro, e a sua demolição causou polêmica. Segundo a prefeitura, a retirada do viaduto é um marco para a cidade e deve impulsionar a revitalização da zona portuária.

A Via Expressa, que substituirá a Perimetral, terá 5.050 metros, três faixas em cada sentido e o maior túnel urbano do Brasil, com 3.450 metros. No local da perimetral, será construído um passeio público com 61 mil m² e 2,6 km de extensão, do Armazém 8 até a Praça Quinze.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se