Romeu Zema lançou sua pré-candidatura à Presidência da República durante o 9º Encontro Nacional do Partido Novo em São Paulo, defendendo pautas neoliberais, criticando o PT e destacando sua gestão em Minas Gerais.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), lançou neste sábado, 16, sua pré-candidatura à Presidência da República, durante um evento do partido em São Paulo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O anúncio foi feito por Zema durante o 9º Encontro Nacional do partido Novo, realizado na Amcham Business Center, na capital paulista. O evento teve diversas palestras com membros do partido, além de apoiadores. A agenda continua até às 18h.
Zema foi recebido pelos apoiadores com músicas e euforia, até subir ao palco. No discurso, destacou seu trabalho à frente do governo mineiro, criticou o PT e em aceno aos bolsonaristas, disse que quer acabar com o que chamou de “abusos e perseguição” do magistrado. Ele louvou as iniciativas neoliberais adotadas no estado, e prometeu fazer o mesmo em todo o país, caso seja eleito presidente.
“Se deu pra deixar o estado mais leve em Minas, dá para fazer no Brasil. Existe um Brasil produtivo, moderno, competitivo e a espera de um governo sério. O Brasil que queremos é o que trabalha, arrisca, vence e dá orgulho. É com esse Brasil bravo que nós vamos chegar à Brasília, para varrer o PT do mapa”, afirmou.
Integrantes do Novo ergueram uma faixa no palco do evento com a frase “PT nunca mais”, em crítica ao governo Lula, e aos governos anteriores do partido.
“O Brasil precisa de um governo com nível de profissionalismo de empresas que criam soluções para melhorar a vida das pessoas. O que falta é o governo parar de atrapalhar e fazer regulamentações confusas”, destacou Zema.
Durante o evento, foram feitas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante a fala do deputado estadual do Rio Grande do Sul Felipe Camozatto. Ele puxou um coro com a plateia cantando: “Olê olê, o STF é um puxadinho do PT”.
Depois, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou a palestra do deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), exibindo no telão uma imagem gerada com inteligência artificial que mostrava Van Hattem como se fosse um bebê. A fala do deputado foi precedida por um vídeo mostrando sua atuação na Câmara e as pautas que defende, em oposição ao governo Lula.
A abertura do evento foi feita pelo presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, com o tema “2026: O Ano mais importante das nossas vidas”. Também participaram como palestrantes os deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Eduardo Girão (Novo-CE), o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, e Marcel van Hattem (Novo-RS).
O evento também tem na programação palestras do secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, do embaixador do Novo, Deltan Dallagnol, de Ricardo Salles (Novo-SP) e do desembargador aposentado Sebastião Coelho, pré-candidato ao Senado pelo DF.
Também são esperados Luiz Lima (Novo-RJ), Felipe Camozatto (Novo-RS), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, Leo Siqueira (Novo-SP) e o cientista político Felipe D’Avila.
Quem é Romeu Zema
Romeu Zema tem 60 anos, é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo e ocupa o cargo de governador de Minas Gerais desde 2019. Ele venceu a primeira eleição em que concorreu, em 2018. Sendo assim, está há sete anos à frente do executivo do estado.
Antes de entrar para a política, ele atuava como gestor do Grupo Zema, um conglomerado de empresas que opera em cinco ramos: varejo de eletrodomésticos e móveis, distribuição de combustível, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças. O político é natural de Araxá, cidade do Triângulo Mineiro.