União Brasil oficializa apoio à reeleição de Hugo Motta na presidência da Câmara

Deputado, que está no comando da Casa desde 2025, tenta a reeleição e conta com apoio de 15 partidos

5 nov 2026 - 10h06
(atualizado às 10h07)
Resumo
O União Brasil oficializou o apoio à reeleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito pelo líder da legenda, Pedro Lucas Fernandes, ao lado do presidente do partido, Antônio Rueda. Terceira maior bancada da Casa, com 46 deputados, a sigla reforça a ampla base de Motta, que já reúne o suporte de 15 partidos para a recondução ao cargo no próximo ano, incluindo siglas de peso como PT, PP, PSD e MDB.

O União Brasil oficializou nesta quarta-feira, 4, apoio à reeleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados. O partido é a terceira maior bancada da Casa, com 46 deputados eleitos. Ao todo, Motta tem 15 partidos favoráveis à sua recondução ao cargo.

Publicidade

A declaração foi feita pelo líder da legenda na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), em evento com deputados eleitos do partido em Brasília. "Nosso campo político está aqui nas ideias que o Hugo representa. Pode contar com o nosso time do União Brasil. Eu fico muito satisfeito de poder renovar essa sua presidência", disse Pedro Lucas a Motta, que foi convidado para a cerimônia.

O presidente do partido, Antônio Rueda, também estava presente no evento.

União Brasil reforça apoio à reeleição de Hugo Motta à presidência da Câmara
União Brasil reforça apoio à reeleição de Hugo Motta à presidência da Câmara
Foto: @_pedrolucasfernandes via Instagram / Estadão

O partido já tinha declarado apoio a Motta anteriormente em uma nota conjunta assinada por representantes do PP, do PSD, do Republicanos, do MDB, do PSDB-Cidadania, do Solidariedade-PRD e do Podemos e reforçou o compromisso com o novo comunicado.

Motta está na presidência da Câmara desde 2025 e busca retomar o cargo no início do próximo ano. Considerando o União Brasil, ele já conta com 15 partidos favoráveis à sua reeleição. Entre as siglas estão também PSB e PDT, que anunciaram apoio conjunto, PT, PV, PCdoB.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se