PSOL escolhe Boulos como pré-candidato à Prefeitura de SP

Chapa terá a deputada Luiza Erundina como vice; ex-presidenciável derrotou dois outros candidatos na disputa

19 jul 2020 - 21h35
(atualizado em 20/7/2020 às 07h39)

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Boulos e a deputada federal Luiza Erundina foram confirmados neste domingo, 19, como pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL. Eles saíram vitoriosos das prévias do partido, que disputavam com outras duas chapas: a da deputada federal Sâmia Bomfim e a do deputado estadual Carlos Giannazi.

Guilherme Boulos participa na Praça da República, na região central de São Paulo, da 1ª Grande Marcha pela Moradia de 2019
Guilherme Boulos participa na Praça da República, na região central de São Paulo, da 1ª Grande Marcha pela Moradia de 2019
Foto: Kevin David / A7 Press / Estadão Conteúdo

Boulos e Erundina tiveram 61% dos votos na consulta aos filiados do PSOL. Sâmia Bomfim ficou em segundo lugar, com 32% dos votos, e Giannazi teve 6,4%. Um total de 2,4 mil pessoas votaram nas prévias do partido para a cidade de São Paulo.

Publicidade

A consulta ocorreu em dez locais de votação na capital. O partido ressaltou que foram respeitadas medidas sanitárias e aglomerações foram evitadas. O único evento presencial nas prévias foi um debate com as três chapas na última sexta-feira, transmitida pelas redes sociais.

Boulos comemorou os resultados nas redes sociais, e em seguida entrou em uma transmissão de vídeo com Erundina.

"O modelo democrático, popular, socialista de cidade, é possível. E é isso que nós queremos construir", ele disse durante a transmissão. Boulos, que disputou a Presidência da República pelo PSOL em2018, fez críticas durante a transmissãoao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), indicando que a campanha deve ser marcada por contraposição ao governo federal. Para ele, São Paulo seria "o berço onde a gente vai começar a derrotar o bolsonarismo".

Ainda na transmissão, o pré-candidato criticou as condições de trabalho de entregadores de aplicativos de entrega, e disse que a administração municipal pode levar propostas para a categoria. Uma das sugestões foi a construção de um fundo previdenciário municipal. "A Prefeitura tem atribuição para regulamentar isso."

Publicidade

A chapa Boulos-Erundina publicou na internet um manifesto com um esboço de sua plataforma eleitoral para disputar a Prefeitura. O texto indica pautas relacionadas ao meio ambiente e a defesa de minorias.

"Essa vitória nas prévias tem todo o sentido de que é o primeiro passo de tantos outros que daremos", disse Erundina, também na transmissão. "Me sinto tão jovem quanto a 30 anos atrás, e tão desafiada."

Concorrentes mandam mensagem de união

A deputada Sâmia Bomfim agradeceu apoiadores e desejou sorte à chapa vencedora. Ela analisou positivamente o processo de prévias interno do partido. Seu posicionamento também marcou tom crítico ao governo federal.

"O PSOL deve se apresentar no processo eleitoral desse ano falando a verdade para o povo: para sobreviver e derrotar o bolsonarismo é preciso lutar muito", escreveu a deputada, em uma rede social. "E para que as lutas sejam fortes, amplas e vitoriosas, o PSOL precisa se postular como alternativa independente. Ousar liderar a nova esquerda, com um programa radical."

Publicidade

Ela pediu mais consultas à base partidária, com processos de consulta internos. "Estarei muito engajada em apoiar e construir uma bancada forte e vitoriosa na Câmara Municipal".

O terceiro colocado, Carlos Giannazi, também emitiu uma mensagem de união após a vitória do líder sem-teto, e disse que "agora somos todos Boulos".

"A candidatura dele vai representar o que sempre representou o PSOL, principalmente nesse momento em que nós vamos enfrentar a extrema direita de São Paulo, a direita liberal representada pelo tucanato e também a falsa esquerda representada pelo PT", disse o deputado. "O PSOL é um partido de esquerda coerente, programático e ideológico, e o Boulos vai representar exatamente isso."

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se