Moraes manda Itamaraty e Ministério de Justiça adotarem providências para extraditar Zambelli da Itália

Ex-deputada federal está presa em Roma desde julho

20 mai 2026 - 13h21
(atualizado às 13h23)
Carla Zambelli está presa na Itália desde o ano passado
Carla Zambelli está presa na Itália desde o ano passado
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Itamaraty e o Ministério da Justiça adotem as providências necessárias para extraditar a ex-deputada Carla Zambelli (PL-SP) da Itália para o Brasil.  

A decisão, publicada nesta quarta-feira, 20, está relacionada ao caso de envolvimento dela na invasão hacker do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao qual foi condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato, em maio de 2025. 

Publicidade

A medida foi adotada pelo ministro após a Corte de Roma deferir a extradição de Zambelli, já determinada em março deste ano. Durante o processo, a Justiça europeia solicitou alguns esclarecimentos e garantias formais ao Estado brasileiro sobre as condições carcerárias que a ex-parlamentar enfrentaria caso fosse enviada ao Brasil. Entre elas:

  • qual prisão ela seria detida caso fosse entregue ao Brasil pela Itália;
  • se atos de violência ou intimidação são rotineiramente realizados por um grupo de presos líderes (“gangue”) contra outros presos;
  • se a Polícia/Forças Prisionais são capazes de manter ou restaurar a ordem;
  • como é a condição geral das presas femininas e se existem seções e cuidados dedicados a elas.

Na decisão atual, Moraes esclareceu que as dúvidas foram sanadas em 11 de dezembro. Essa é a segunda vez que a Justiça italiana profere decisão a favor de mandá-la de volta para o Brasil. A última ocorreu em abril, relativo à condenação no STF por porte ilegal de arma de fogo, mas ainda cabe recurso. 

Segundo o Estadão, após o esgotamento das instâncias judiciais, o governo italiano tomará a decisão final sobre a extradição. A palavra final é do Ministério da Justiça da Itália. Caso algum dos pedidos seja rejeitado, a validação de um deles já é o suficiente para que o envio seja autorizado.

O Terra entrou em contato com a defesa de Zambelli, mas não teve retorno até o momento.  

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações