Janja Lula da Silva gerou polêmica ao se referir como "vira-latas", mas sua assessoria afirmou que a fala era direcionada a bolsonaristas e não aos jornalistas.
Uma fala de Janja Lula da Silva virou alvo de polêmica nesta quarta-feira, 9, no Palácio do Itamaraty. Em registro de jornalistas que aguardavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é possível ouvir a primeira-dama se queixando de algo após uma pergunta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Cadê meus vira-latas”, diz Janja. O questionamento dos jornalistas se referia às tarifas anunciadas por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao Brasil.
Lula, por sua vez, não responde a pergunta e apenas abraça o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, com quem teve uma reunião nesta tarde.
Procurada pelo Terra, a assessoria de imprensa de Janja afirmou que ela não estava falando sobre os jornalistas, mas, sim, sobre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"A frase dita pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, não se refere aos jornalistas que perguntaram ao presidente Lula sobre as declarações do presidente americano. E, sim, aos bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil".
Em carta divulgada nesta quarta, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras. A medida foi divulgada por meio de sua plataforma, a Truth Social.