Jovem abandonado por amiga em montanha no PR é encontrado com vida após 5 dias

Apesar da equipe de bombeiros ainda não ter conseguido acessá-lo, a princípio, Roberto Farias Thomaz está bem

5 jan 2026 - 10h52
(atualizado às 12h03)
Resumo
Jovem de 19 anos, supostamente abandonado por amiga após passar mal no Pico Paraná, é encontrado com vida após cinco dias; bombeiros informaram que ele caminhou mais de 20 km até Antonina; equipe de resgate confirmou que ele está bem.
Jovem que sumiu no Pico Paraná andou mais de 20 km e chegou sozinho em fazenda: 'Cheio de roxo'
Video Player

O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, foi encontrado com vida nesta segunda-feira, 5, após ficar cinco dias desaparecido no Pico Paraná. A informação é do Corpo de Bombeiros. Ele desapareceu ao ser, supostamente, deixado para trás por uma amiga, na última quarta-feira, 1º, enquanto descia a trilha que leva até o local.

De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) dos bombeiros, Roberto chegou sozinho ao Cacatu, em uma fazenda na cidade de Antonina, na descida do Pico Paraná, cujo cume é conhecido como o ponto mais alto do Sul do Brasil.

Publicidade
Jovem tinha desaparecido no Pico do Paraná em 1º de janeiro
Jovem tinha desaparecido no Pico do Paraná em 1º de janeiro
Foto: Reprodução/Instagram/resgaterobertopicop

“Ele caminhou mais de 20 quilômetros”, afirmou a autoridade. “Felizmente, ele conseguiu superar as adversidades e descer as encostas”, confirmou. Ainda segundo os bombeiros, ele está bem e equipes seguem para o local para levá-lo ao hospital da cidade. A família também irá encontrá-lo. 

O tenente-coronel agradeceu as equipes envolvidas, com mais de 100 bombeiros, além de cerca de 300 voluntários que atuaram durante os cinco dias de buscas. 

Desaparecimento

Roberto deu início à trilha no dia 31 de dezembro e, segundo familiares, confiava em uma amiga mais experiente para fazer o percurso com segurança. A ideia do jovem era passar a virada do ano vendo o nascer do sol no ponto mais alto do Pico Paraná. 

No entanto, ele teria se sentido mal e chegou a vomitar devido ao esforço físico. Mesmo debilitado, o rapaz foi supostamente deixado para trás pela amiga na descida do morro, por volta das 7h da manhã do dia 1º. Incomunicável e sem celular, ele não havia sido visto até a manhã desta segunda. 

Publicidade

A Polícia Civil do Paraná informou que o caso foi registrado na Delegacia de Campina Grande do Sul. Os investigadores estiveram no local no último sábado, 3, e chegaram a ouvir familiares, testemunhas e a amiga que acompanhava Roberto durante o trajeto. O caso era tratado como desaparecimento, sem indícios de crime. 

Família pede ajuda para encontrar jovem que teria sido abandonado por amiga no Pico do Paraná
Video Player

A família de Roberto fez uma intensa campanha nas redes sociais para pedir ajuda no resgate do rapaz, que contou com os bombeiros, trilheiros e montanhistas. A jovem que estava com ele durante o trajeto também se pronunciou nas redes sociais e publicou registros com Roberto antes da subida ao pico. 

"Tenho muitos vídeos do início de tudo, meio e fim, deixarei a história completa após tudo isso acabar. Mas isso é um pouco das nossas vivências juntos para vocês terem uma noção da trilha e pelo que passamos", escreveu.

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações