Hugo Motta diz querer debater a escala 6x1 com equilíbrio e 'sem ideologia'

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, o tema deve ser incluído na pauta legislativa do próximo ano

26 dez 2025 - 18h33
(atualizado às 19h47)
Resumo
Hugo Motta, presidente da Câmara, planeja debater o fim da escala 6x1 no próximo ano com equilíbrio e sem viés ideológico, além de incluir temas como inteligência artificial e tributação de datacenters na pauta legislativa.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, participou de café da manhã com jornalistas
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, participou de café da manhã com jornalistas
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Ao comentar os assuntos que devem pautar a Câmara dos Deputados no próximo ano, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que pretende conduzir uma discussão equilibrada e livre de viés ideológico sobre o possível fim da escala de trabalho 6x1.

“Nós queremos conduzir isso com muito equilíbrio, escutando os dois lados, escutando os trabalhadores, escutando também os empresários”, afirmou Hugo Motta em entrevista à TV Câmara.

Publicidade

Na avaliação do presidente da Câmara, será fundamental buscar “o ponto de equilíbrio” nesse debate. “Essa é uma pauta que nós temos que entrar o ano com a perspectiva de discutir melhor essa questão da escala 6x1. E aí sem ideologia, sem questão política, com equilíbrio que é o que o Brasil precisa”, declarou.

A discussão sobre o fim da escala 6x1 ganhou força após mobilizações nas redes sociais e passou a contar com o apoio do governo federal. O Executivo tem reiterado que defende a proposta sem que haja redução de salários.

Além desse tema, Hugo Motta incluiu entre as prioridades para 2026 a regulamentação da inteligência artificial. O projeto está em análise por uma comissão especial da Câmara e ainda aguarda a deliberação sobre o parecer final.

Outro assunto que deve entrar na pauta da Casa é a medida provisória que cria um regime especial de tributação para serviços de datacenters no Brasil.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações