Ex-ministro de Bolsonaro é preso e Mauro Cid é alvo da PF por suspeita de planejar fuga

Gilson Machado é suspeito de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

13 jun 2025 - 10h02
(atualizado às 11h08)
Resumo
O ex-ministro Gilson Machado foi preso pela Polícia Federal sob suspeita de tentar obter um passaporte português para Mauro Cid, que também é alvo de investigações.
O ex- ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, chega na sua casa no setor militar urbano após prestar depoimento no Supremo Tribunal Federal ( STF).
O ex- ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, chega na sua casa no setor militar urbano após prestar depoimento no Supremo Tribunal Federal ( STF).
Foto: Wilton Junior/ Estadao / Estadão

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta sexta-feira, 13, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado na cidade de Recife, em Pernambuco.

Machado é suspeito de tentar obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), sair do Brasil. 

Publicidade

A PF também fez buscas na casa de Mauro Cid nesta sexta, em Brasília. O tenente-coronel vai prestar depoimento ainda nesta sexta, o que estava previsto para as 11h.

Ao Estadão, a defesa de Gilson Machado negou que ele tenha pedido passaporte ou tentado deixar o País.

Já os advogados de Cid dizem que ele tem cidadania portuguesa e a carteira de identidade de Portugal, e isso já teria sido informado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro.

O Terra também busca contato com as defesas. O espaço está aberto para outras manifestações.

Publicidade
Veja o aperto de mãos de Bolsonaro e Mauro Cid antes de interrogatório no STF
Video Player

PF e PGR pediram investigação ao STF

Nesta semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de inquérito contra o ex-ministro. A PGR se manifestou a favor de uma investigação da PF sobre o caso.

Na terça-feira, 10, Gilson Machado disse ao Estadão que não recebeu intimação da PF nem da Procuradoria e que só ficou sabendo da investigação pela imprensa. 

Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado foi preso pela PF
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil - 21.03.2022

O ex-ministro negou as acusações de que estaria ajudando Mauro Cid a sair do Brasil e alegou que só entrou em contato com o consulado português em maio para auxiliar o pai dele, Carlos Eduardo Machado Guimarães, a renovar o passaporte.

Mauro Cid é réu na ação penal do STF, que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

*(Com informações do Estadão Conteúdo).

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se