Após pedido de Lula, Gleisi confirma pré-candidatura ao Senado pelo PT do Paraná

Ministra tinha planos de concorrer a reeleição como deputada federal

21 jan 2026 - 18h46

BRASÍLIA - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, confirmou que será candidata ao Senado pelo PT nas eleições deste ano.

A confirmação veio em publicação no X no início da noite desta quarta-feira, 21. Gleisi publicou uma foto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do PT, Edinho Silva, e do diretor-geral de Itaipu, Enio Verri.

Publicidade
A ministra Gleisi Hoffmann anunciou que fechou com Lula sua pré-candidatura ao Senado
A ministra Gleisi Hoffmann anunciou que fechou com Lula sua pré-candidatura ao Senado
Foto: Reprodução via X / Estadão

"Em conversa com o presidente Lula, com o Enio Verri e o Edinho Silva, presidente do PT, reafirmei o meu compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto liderado pelo presidente Lula. Sou pré-candidata ao Senado Federal", afirmou a ministra.

Lula pediu e Gleisi aceitou mudar seus planos para disputar uma cadeira no Senado. A ministra planejava, inicialmente, ser candidata à reeleição na Câmara. O atual diretor-geral de Itaipu, Enio Verri, seria o candidato ao Senado pelo PT no Estado. Lula preferiu que Gleisi fosse a candidata, com o objetivo de ter uma concorrente com mais chances de vencer a disputa.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais deve participar da chapa do pré-candidato ao governo do Paraná, Requião Filho (PDT). Não há definição, por ora, sobre a segunda vaga na chapa para a disputa do Senado, nem em relação às suplências ou à vice.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se