Secretário diz que vai apurar fraude processual por remoção de corpos após operação no Rio: 'Serão responsabilizados'

Nesta quarta-feira, 29, Felipe Curi afirmou que roupas táticas e armamentos foram retirados durante o deslocamento

30 out 2025 - 12h41
(atualizado às 13h23)
Resumo
O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que moradores que removeram corpos após uma megaoperação no Complexo da Penha serão investigados por fraude processual, envolvendo a retirada de roupas táticas e armamentos dos corpos.
Polícia ‘não sabia da existência’ de corpos encontrados por famílias na Penha, diz secretário
Video Player

Os moradores que participaram da remoção dos corpos na área de mata do Complexo da Penha serão investigados por fraude processual. A informação foi confirmada pelo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, em coletiva nesta quarta-feira, 29. Após a megaoperação contra o Comando Vermelho, mais de 70 corpos foram levados à praça São Lucas por pessoas da vizinhança. 

Imagens que rodaram o País mostram moradores e familiares cercando os corpos de pessoas mortas no Complexo da Penha. Segundo o secretário, alguns desses registros ajudariam a apurar a conduta de moradores que, de acordo com ele, removeram evidências.

Publicidade

“Temos imagens de pessoas retirando as roupas dos marginais e colocando em via pública. Essas pessoas serão responsabilizadas”, declarou, referindo-se à investigação por fraude processual. Ainda segundo Curi, outros 58 corpos foram retirados pela polícia.

O secretário foi firme ao afirmar que os corpos levados à praça seriam de suspeitos que usavam 'roupas táticas' durante o confronto. 

O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, defendeu nesta quarta-feira, 29, a megaoperação que resultou em mais de uma centena de mortes nos complexos do Alemão e da Penha
O secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi, defendeu nesta quarta-feira, 29, a megaoperação que resultou em mais de uma centena de mortes nos complexos do Alemão e da Penha
Foto: Catarina Carvalho/Terra

"Parece ter ocorrido uma espécie de 'milagre' com os corpos que estão aparecendo hoje. Esses indivíduos estavam na mata, equipados com roupas camufladas, coletes e armamentos", detalhou.

"Agora, muitos deles surgem apenas de cueca ou short, sem qualquer equipamento, como se tivessem atravessado um portal e trocado de roupa. Temos imagens que mostram pessoas retirando esses criminosos da mata e os colocando em vias públicas, despindo-os. A 22ª Delegacia de Polícia instaurou um inquérito para investigar possível fraude processual", completou. 

Publicidade

O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, também explicou que os corpos levados por moradores à praça São Lucas durante a madrugada não eram de conhecimento da polícia. Por isso, as autoridades não auxiliaram na retirada. 

“Naquela ocasião, é impossível fazer algo que não seja preservar sua vida. A polícia não tinha sequer ciência da existência deles”, garantiu.

Secretário diz que nem o FBI faria igual polícias do RJ e que operação foi o ‘maior baque que o CV já tomou’
Video Player
Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações