Adolescente de 13 anos foi agredido por policial militar em Hortolândia (SP) enquanto brincava com uma arma de gel no quintal da avó; família registrou boletim de ocorrência e denúncia aponta abordagem injustificada.
Um adolescente de 13 anos foi agredido por um policial militar durante uma abordagem na última quarta-feira, 24, véspera de Natal, em Hortolândia (SP). O momento em que o menino recebe um tapa no rosto foi registrado em um vídeo, e levou a família a registrar um boletim de ocorrência.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a família informou à polícia, o adolescente estava no quintal da casa da avó, no bairro Vila Real, brincando com uma arma de gel, e o portão estava fechado. Policiais militares passavam pela área procurando um suspeito de roubo de motocicleta, segundo informações da EPTV.
Um homem que estava em um carro teria apontado para o adolescente, dizendo que ele seria o suspeito do crime. De acordo com os familiares, a descrição do autor do roubo não correspondia ao menino, principalmente por causa das roupas que ele usava.
Um policial foi até o portão e pediu para que o jovem abrisse. O agente, então, o segurou pela camiseta e o puxou para fora da casa. A família diz que o policial não fez perguntas, e exigia saber onde estaria a suposta motocicleta roubada.
Parte da abordagem foi filmada, e é possível ver o agente segurando o adolescente com força, perguntando sobre a moto, e depois dando um tapa no rosto do garoto. O jovem aparece com as mãos levantadas e não reage em nenhum momento.
A abordagem só foi terminada quando o tio do adolescente, que é policial penal, chegou e se identificou. Após ser liberado, o garoto começou a chorar, segundo a família.
O Terra entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e com a Polícia Militar (PM), mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.