A polícia investiga a morte de Valtemir Batista Machado, de 53 anos, morto a tiros após uma discussão em SC; o suspeito, de 67 anos, confessou o crime, alegando ameaças, mas a vítima estaria desarmada e sem oferecer risco.
A polícia investiga a morte de um homem de 53 anos atingido por um disparo no peito em Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. Antes de perder a consciência, ele conseguiu apontar o autor do crime para a esposa, que assistiu à cena.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso ocorreu na comunidade de Linha Moré, no último sábado, 1º. O suspeito, de 67 anos, foi preso preventivamente na segunda-feira, 3.
Em depoimento à Polícia Civil, o autor confessou o crime e detalhou os momentos anteriores ao disparo, e o delegado João Miotto informou que as circunstâncias e a motivação já estão sendo apuradas.
Como foi a discussão?
O delegado João Miotto disse ao Terra nesta quarta-feira, 5, que a vítima discutiu com um homem por causa de uma caminhonete que bloqueava a saída de seu veículo. A briga evoluiu para agressões físicas, com troca de tapas. Depois, a vítima foi até um bar próximo para perguntar onde estava um terceiro envolvido na discussão.
Em seguida, o suspeito retornou à sua casa, armou-se e, efetuou dois disparos. Uma das balas atingiu o peito do homem, que ainda caminhou até a esposa e apontou o autor antes de desmaiar
Quem era a vítima?
A vítima foi identificada como Valtemir Batista Machado, de 53 anos. Antes de ser baleado, ele teria provocado o suspeito dizendo "atira se for homem".
Quem é o suspeito?
O suspeito, de 67 anos, confessou à polícia ter realizado os disparos. Ele alegou ter sido ameaçado por Machado momentos antes do crime. Ele passou por audiência de custódia na segunda-feira, 3, e foi encaminhado a um presídio da região. O nome do investigado não foi divulgado.
Há imagens de câmeras de segurança?
Sim. Imagens de câmera de monitoramento divulgadas pela Polícia Civil mostram Machado parado em frente à sua casa, pedindo à esposa que chame a polícia. Na gravação, ele aparece observando a rua. Na sequência, ouve um primeiro disparo.
Em seguida, um segundo tiro o atinge no peito. Ele coloca a mão no local do ferimento, caminha até a esposa, aponta para o autor e perde a consciência.
Qual a motivação?
Apesar do autor dizer que atirou após provocações e ameaças de Machado, a polícia entende que a vítima não oferecia risco ao suspeito. "O autor confirmou que momentos antes a vítima teria ido lá e ameaçado, mas as ameaças não seriam condizentes ali com uma situação de legítima defesa, ou oferecendo algum risco imediato, iminente. Tanto que ele estava desarmado no momento em que foi atingido, estava do outro lado da rua, sem oferecer nenhum risco para o autor", afirmou o delegado.
Qual a arma usada no crime?
A Polícia Científica apreendeu a arma utilizada no dia do crime. Em cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência do investigado, a polícia também encontrou outra arma registrada em nome do suspeito, além de materiais de recarga e objetos de interesse para a investigação.