Justiça da Itália rejeita pedido para afastar juízes do caso Zambelli

Ex-parlamentar havia dito que não desejava ser julgada pelo atual colegiado

10 fev 2026 - 14h33
(atualizado às 14h43)

A Corte de Apelação de Roma rejeitou nesta terça-feira (10) um pedido da defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli, presa na capital italiana desde julho, para afastar os juízes responsáveis por seu caso.

Ex-parlamentar havia dito que não desejava ser julgada pelo atual colegiado
Ex-parlamentar havia dito que não desejava ser julgada pelo atual colegiado
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi tomada quase um mês depois de Zambelli afirmar, durante uma audiência, que não se sentia confortável em ser julgada pelo atual colegiado de magistrados, formado para analisar o pedido de extradição apresentado pelo Brasil.

Publicidade

Os advogados de Zambelli, que está detida no presídio de Rebibbia, ainda podem recorrer da decisão.

Paralelamente, uma nova audiência foi marcada para a próxima quarta-feira (11), com o objetivo de avaliar o mérito do pedido de extradição feito pelas autoridades brasileiras.

Condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Zambelli, que possui cidadania italiana, fugiu para Roma, onde foi presa em julho. Desde então, aguarda uma decisão da Justiça da nação europeia sobre o pedido de extradição solicitado pelo Brasil. .

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se