Uma jornalista foi hostilizada pelo então diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, enquanto trabalhava na unidade na segunda-feira, 28. Após o episódio, a prefeitura afastou o gestor e determinou a exoneração dele.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Juliana Guzzo, que trabalha na Inter TV, afiliada da Rede Globo no Rio de Janeiro, estava no local para acompanhar a reabertura da UPA e ouvir usuários da unidade. Segundo o relato da jornalista, o diretor iniciou um ataque verbal no pátio, diante de várias pessoas, e fez uma série de ofensas.
Em uma publicação no perfil pessoal nas redes sociais, a repórter desabafou sobre o episódio e relatou o constrangimento sofrido enquanto exercia o trabalho.
"O papel do jornalista é sempre ouvir a população, escutar os dois lados e estar aberto para ter nota, para ter fala, mas principalmente para ter respeito", disse.
A Prefeitura de Teresópolis informou que tomou conhecimento do caso ainda na segunda-feira e determinou o afastamento imediato do diretor. Horas depois, a exoneração também foi determinada pelo gabinete do prefeito Leonardo Vasconcellos (União Brasil).
“A gestão municipal repudia qualquer conduta desrespeitosa, ofensiva ou incompatível com os princípios que devem orientar a atuação dos servidores e gestores públicos”, afirmou a prefeitura em nota.
Vasconcellos também telefonou para Juliana após tomar conhecimento do episódio. Segundo a prefeitura, o prefeito manifestou solidariedade à jornalista e colocou a administração municipal à disposição dela.
A gestão municipal afirmou ainda que “respeito, equilíbrio e urbanidade” são princípios indispensáveis na relação entre servidores públicos, profissionais de imprensa e a população.