Uma das cidades mais afetadas pelas chuvas que atingiram nesta semana o Estado de Santa Catarina, Bombinhas começou nesta sexta-feira a se recuperar. Máquinas da prefeitura desobstruíram dois acessos que haviam sido interrompidos pelo desmoronamento de encostas.
As ligações ao bairro Mariscal e o acesso alternativo entre Bombinhas e o município de Porto Belo estão liberados ao trânsito. Os moradores do bairro Canto Grande, onde uma ponte foi arrastada pela força das águas, ainda utilizam uma via alternativa. A recuperação da ponte deve levar algumas semanas.
Para os trabalhos de recuperação estão mobilizados 50 funcionários municipais das secretarias de Obras, de Planejamento e da Assistência Social. Cerca de cem pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas e precisaram deixar suas casas temporariamente. Duas casas foram completamente destruídas e uma atingida de forma parcial.
O município precisa de doações de alimentos, produtos de limpeza, colchões e cobertores para os atingidos. Roupas já chegaram em quantidade suficiente, segundo a prefeitura.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil contabilizou 3.333 desalojados e 206 desabrigados em dez municípios do Litoral catarinense devido às chuvas.
O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.