Tentativa de feminicídio: homem é preso após esfaquear companheira na Zona Sul de Porto Alegre

De acordo com a Brigada Militar, um vizinho ouviu os gritos de socorro da mulher e acionou a polícia pelo telefone 190

23 jan 2026 - 11h07
(atualizado às 11h10)

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira (22) por suspeita de tentativa de feminicídio em Porto Alegre. Segundo a polícia, ele teria esfaqueado a companheira, de 38 anos, dentro da residência do casal, no bairro Cristal, Zona Sul da capital.

De acordo com a Brigada Militar, um vizinho ouviu os gritos de socorro da mulher e acionou a polícia pelo telefone 190. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para prestar atendimento. A vítima apresentava sangramento e foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde permanece em observação, com estado de saúde estável.

Publicidade

A Polícia Civil informou que pediu a prisão preventiva do suspeito. Conforme o histórico do caso, em junho de 2025 a mulher já havia registrado ocorrência por ameaça e agressão contra o companheiro e chegou a solicitar uma medida protetiva de urgência, que foi concedida pela Justiça. No entanto, o casal acabou reatando o relacionamento.

O caso ocorre em meio a um cenário alarmante no Rio Grande do Sul. Em apenas três semanas de 2026, o estado já superou o número de feminicídios registrados em dezembro de 2025. Desde o início do ano, sete mulheres foram assassinadas por razões de gêner, uma média de um caso a cada três dias.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações