O rodízio de carros em São Paulo volta a valer nesta quinta-feira, 10, após uma pausa para o feriado estadual de Dia da Revolução Constitucionalista de 1932. Conforme a regra estabelecida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), automóveis e caminhões com final de placa 7 ou 8 não podem circular às quintas-feiras das 7h às 10h e das 17h às 20h no minianel do centro expandido da cidade.
Já nas vias limítrofes do minianel, como as duas marginais e a Avenida dos Bandeirantes, a restrição vale somente para os automóveis. Caminhões ficam livres para circular em qualquer horário nessas vias, conforme a regra do rodízio, contanto que respeitem as demais regulamentações de restrição ao seu trânsito.
O esquema municipal de tráfego existe desde 1997 e tem como objetivo desafogar o trânsito na capital de segunda a sexta-feira, quando há maior circulação de veículos. Para consultar quais são as vias em que vale o rodízio, acesse o site da CET.
Confira as placas proibidas de circular no centro expandido de São Paulo em cada dia da semana
- Segunda-feira: 1 e 2;
- Terça-feira: 3 e 4;
- Quarta-feira: 5 e 6;
- Quinta-feira: 7 e 8;
- Sexta-feira: 9 e 0.
O horário de proibição em todos esses dias é das 7h às 10h e das 17h às 20h. Aos feriados, assim como nos fins de semana, a circulação na cidade é livre.