Fechamento da Porta Santa: entenda rumor que levou milhares ao Santuário de Aparecida

Ao Terra, a administração do Santuário Nacional confirmou que a porta principal permanecerá aberta aos fiéis

30 dez 2025 - 17h19
(atualizado às 19h03)
Resumo
Rumores sobre o fechamento da Porta Santa levaram milhares ao Santuário de Aparecida, mas a administração confirmou que ela permanecerá aberta, pois não faz parte do Jubileu da Esperança.
Fechamento da Porta Santa: entenda rumor que levou milhares ao Santuário de Aparecida
Fechamento da Porta Santa: entenda rumor que levou milhares ao Santuário de Aparecida
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Santuário Nacional de Aparecida (SP), dedicado a Nossa Senhora de Aparecida, a santa padroeira do Brasil, recebeu, nas últimas semanas do ano, milhares de fiéis que buscavam visitar a Porta Santa da Basílica. 

A intensificação do fluxo de visitantes ganhou força após um rumor que viralizou nas redes sociais e apontava para o suposto fechamento da Porta Santa do Santuário, cuja reabertura aconteceria somente daqui a 25 anos. 

Publicidade

O boato coincide com o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco em 2024, que previa a abertura de quatro Portas Santas, todas localizadas no Vaticano e em Roma, durante o ano de 2025. Elas ficam localizadas em quatro Basílicas Papais e já foram fechadas. São elas: 

  • A Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, localizada em Roma e fechada em 25 de dezembro; 
  • A Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, também situada em Roma e fechada no dia 27 de dezembro; 
  • A Porta Santa da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, também em Roma e fechada em 28 de dezembro; 
  • A Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, que será fechada na manhã de 6 de janeiro de 2026, com rito e missa presididos pelo Papa Leão XIV; 

Ao Terra, a administração do Santuário Nacional informou que a porta principal da Basílica de Aparecida não é uma Porta Santa do Jubileu da Esperança e permanecerá aberta. Apenas as quatro Portas Santas citadas anteriormente deverão ser fechadas por 25 anos. 

Porta Santa da Basílica de Nossa Senhora Aparecida
Foto: Divulgação/Thiago Leon

De acordo com o rito católico, a passagem por uma Porta Santa atribui a indulgência, equivalente ao perdão dos pecados, ao fiel. No entanto, ele ainda deve seguir outras orientações da Igreja, como a confissão, participação na Missa, peregrinação e orações em intenção do Papa. 

A tradição prevê o fechamento das portas como a finalização do Jubileu, que acontece a cada 25 anos e marca um período especial de graça, renovação espiritual e perdão. Dessa forma, a Porta Santa de Aparecida ainda poderá ser visitada pelos fiéis, que poderão programar-se com calma para ir ao local. 

Publicidade

Segundo o Santuário de Aparecida, a Porta Santa foi inaugurada em 13 de dezembro de 2015 por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco. 

A obra, localizada na ala norte da Basílica, é do artista sacro Cláudio Pastro, foi feita em bronze e possui as representações da Anunciação, do Bom Pastor e da parábola do Filho Pródigo. 

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações