Passageiros de um ônibus no Rio de Janeiro fizeram uma vaquinha para pagar pedágio após o veículo ser barrado na Linha Amarela; a empresa classificou o caso como isolado e a Secretaria Municipal de Transportes irá cobrar explicações.
Passageiros que estavam um coletivo da Real Auto Ônibus, que fazia a linha 315 (Central-Recreio), na última segunda-feira, 10, precisaram se juntar em uma vaquinha para pagar o pedágio após o veículo ser barrado na cancela. O episódio aconteceu na Linha Amarela, em um ônibus que ia tinha como destino final a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Um vídeo do momento do motorista coletando o dinheiro foi enviado à reportagem da TV Globo. De acordo com o relato dos passageiros, constava no registro da tag presa ao ônibus um débito de R$ 38. O valor é acima do referente apenas ao pedágio para ônibus na região, fixado em R$ 5,70.
A situação demorou cerca de 30 minutos para ser resolvida. Em nota enviada ao Terra, a Real Auto Ônibus chamou o episódio de "ocorrência isolada" e disse que "não reflete as práticas ou valores da empresa".
"A companhia não admite esse tipo de conduta e reforça que respeito e responsabilidade com os passageiros são princípios inegociáveis em sua operação. Assim que tomou conhecimento do fato, a Real Auto Ônibus adotou medidas internas imediatas, revisou seus procedimentos e reorientou todas as equipes envolvidas, para garantir que situações semelhantes não se repitam", complementou a empresa.
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) informou que vai "notificar o consórcio para que preste esclarecimentos sobre a denúncia".