A teledramaturgia nacional perdeu, neste sábado (10), um de seus maiores mestres. O autor Manoel Carlos, carinhosamente conhecido como Maneco, faleceu no Rio de Janeiro, aos 92 anos. O escritor estava internado no Hospital Copa Star, onde lutava contra as limitações motoras e cognitivas impostas pela Doença de Parkinson. Sua partida encerra um ciclo de ouro da TV brasileira, marcado por crônicas sofisticadas sobre o cotidiano e os dilemas morais da classe média.
Manoel Carlos
Manoel Carlos nasceu em 1933, em São Paulo, mas era apaixonado pelo Rio de Janeiro. Fez do Leblon pano de fundo de grande parte de suas novelas. em 1972, chegou à TV Globo e, lá, eternizou sua marca: as 'Helenas'. Escrevia roteiros que traduziam a alma humana e, principalmente, as relações entre mães e filhas.
Elas foram protagonistas de novelas como "Baila Comigo" (1981, por
Lílian Lemmertz), "Felicidade" (1991, por
), "Laços de Família" (2000, por
Vera Fischer) e "Mulheres Apaixonadas" (2003, por
Cristiane Torloni), e
Regina Duarte, que recebeu este nome nas novelas "História de Amor" (1995), "Por Amor" (1997) e "Páginas da Vida" (2006).
Manoel Carlos partiu hj, aos 92 anos. Um dos maiores autores do país e repleto de novelas emblemáticas e personagens marcantes.Nd melhor do que lembrar a esquete do Tá no Ar da reunião de todas as suas Helenas em um evento,com direito ao plot twist genial. pic.twitter.com/ReznetU5dU
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) January 10, 2026
Na vida pessoal, a história foi marcada por tragédias. Teve 5 filhos, mas 3 deles morreram jovens: o dramaturgo e ator Ricardo de Almeida (morto em 1988), o diretor Manoel Carlos Júnior (2012) e o o estudante de teatro Pedro Almeida, que morreu aos 22 anos. As outras duas são a atriz Júlia Almeida, que participou de algumas novelas do pai, e a roteirista de novelas Maria Carolina, que colaborou em algumas produções.