8 prisões em 4 meses: Globo Repórter revela drama vivido por brasileiros no exterior

8 nov 2026 - 12h57
Resumo
O Globo Repórter exibiu os desafios de brasileiros no exterior que precisaram retornar ao país. A edição revelou casos de prisão e deportação nos EUA, como os de Taywan Andrade e Edelve Fernandes, além do subemprego enfrentado por profissionais qualificados na Irlanda, como Brenda Araújo e Luiz Borges. Em Portugal, o desgaste emocional motivou a volta de Thamara Helloar, mostrando que a busca por estabilidade fora do Brasil frequentemente esbarra em frustrações, acidentes e traumas.

Deixar o Brasil em busca de novas oportunidades é uma decisão que envolve expectativas, planejamento e, muitas vezes, o desejo de proporcionar melhores condições de vida à família. Para milhares de brasileiros, morar no exterior representa a possibilidade de conquistar estabilidade financeira e novas experiências profissionais. Entretanto, a realidade encontrada em outros países nem sempre corresponde aos planos feitos antes da mudança.

Foto: William Bonner ( Reprodução) / Gávea News

Esse cenário foi apresentado pelo Globo Repórter, em uma edição exibida na sexta-feira (6). Com apresentação de Sandra Annenberg e reportagens de William Bonner, o programa acompanhou histórias de brasileiros que viveram nos Estados Unidos, na Irlanda e em Portugal, mas precisaram retornar ao país por diferentes circunstâncias.

Publicidade

Entre os relatos está o de Taywan Andrade, que passou cinco anos nos Estados Unidos. Sua trajetória terminou de maneira inesperada quando foi preso enquanto voltava do trabalho. O brasileiro permaneceu detido durante 21 dias antes de retornar ao Brasil. A reportagem acompanhou sua chegada ao Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, onde reencontrou os pais após o período longe da família.

Outra história apresentada foi a de Edelve Fernandes, de 49 anos, que deixou Joanésia, no interior mineiro, depois de enfrentar dificuldades financeiras. Ele seguiu para os Estados Unidos por uma rota que passou pelo México, enfrentou períodos de detenção e trabalhou durante anos no país. Após ser deportado, voltou à cidade natal e reativou as máquinas de sua antiga padaria, retomando a produção artesanal de biscoitos de polvilho.

Na Irlanda, o programa mostrou as dificuldades enfrentadas por brasileiros que, mesmo com formação superior, precisaram aceitar diferentes atividades profissionais. Brenda Araújo, formada em Relações Internacionais, trabalhou em restaurantes durante os dois anos em que viveu em Dublin. Já Luiz Borges, formado em Administração e com pós-graduação em negócios, passou por trabalhos em obras, limpeza, cozinha e entregas. Um acidente de moto interrompeu seus planos e o trouxe de volta ao Brasil.

Em Portugal, a reportagem acompanhou Thamara Helloar, que se mudou para a cidade de Porto em 2023 e permaneceu quase dois anos no país. Apesar de conseguir trabalhar e manter sua independência financeira, ela decidiu retornar ao Brasil diante do desgaste emocional vivido durante a experiência. De volta ao Rio de Janeiro, retomou a rotina profissional e a convivência com os amigos.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se