URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Patrocínio

Racismo contra Vini Jr.: governo brasileiro pede providências às autoridades da Espanha e à FIFA

O comunicado foi assinado pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania

22 mai 2023 - 12h49
(atualizado às 13h17)
Racismo contra Vini Jr. começou antes da partida; veja insultos
Video Player

O governo brasileiro  emitiu nesta segunda-feira, 22, nota em que "repudia nos mais fortes termos" os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, durante os jogos da La Liga, na Espanha. O governo também pede que as "autoridades governamentais e esportivas da Espanha" tomem providências para punir os autores dos atos de racismo.  

O comunicado foi assinado pelos ministérios de Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte e Direitos Humanos e Cidadania. Mais cedo, a ministra Igualdade Racial, Anielle Franco, conversou com a imprensa sobre o caso e destacou que o governo pretende notificar a La Liga atráves do Ministério Público (MP) espanhol.

Publicidade
O jogador de futebol brasileiro Vini Jr.
O jogador de futebol brasileiro Vini Jr.
Foto: Reprodução/Instagram

No domingo, durante o segundo tempo entre Real Madrid e Valencia, Vinícius Jr. acusou parte da torcida rival de proferir insultos racistas contra ele, utilizando a palavra "macaco". O jogo foi interrompido por aproximadamente 8 minutos devido a essa situação. 

Real Madrid diz que 'irá até as últimas consequências' após racismo contra Vini Jr.
Video Player

Ao final da partida,  Vinícius se envolveu em uma confusão com Hugo Duro e acertou um golpe no rosto do jogador do Valencia, resultando em sua expulsão após revisão do VAR. Os operadores do vídeo, porém, omitiram um mata-leão de Hugo no camisa 20 merengue, que se estendeu por cerca de 10 segundos antes do golpe de Vinícius. Vini terminou o jogo sem atender os jornalistas e desabafou nas redes sociais sobre os constantes ataques racistas que sofre na Espanha.  

Nota oficial

Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio divulgada pelo governo brasileiro:

"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Publicidade

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O Governo Brasileiro tem atuado em cooperação com o Governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes".

Nota assinada pelos Ministérios da Igualdade Racial; dos Esportes; das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; e dos Direitos Humanos e da Cidadania

Racismo é crime. Saiba como denunciar:

Racismo é crime, com pena prevista de até 5 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de racismo, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190 (em caso de flagrante) ou 100 a qualquer horário; pessoalmente ou online, abrindo um boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou em delegacias especializadas.

Publicidade

Saiba mais sobre como denunciar aqui!

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações