Renault revive carro clássico dos anos 90 agora 100% elétrico e com preço acessível — pelo menos na Europa

A montadora francesa ressuscita um ícone urbano com visual retrô, proposta minimalista e preço que pode sacudir o mercado — mas não no Brasil

8 nov 2025 - 19h03
(atualizado em 10/11/2025 às 11h15)
Foto: Xataka

A Renault decidiu tirar do cofre um dos nomes mais carismáticos de sua história e, ao que tudo indica, fez isso com uma convicção quase cirúrgica. O novo Twingo E-Tech, totalmente elétrico, é a prova de que a nostalgia não só vende, como pode ditar o futuro dos compactos urbanos. A promessa era ousada: manter o design do conceito apresentado em 2023 quase intacto e entregar um carro abaixo dos 20 mil euros. Promessa feita, promessa cumprida.

O que salta aos olhos de cara é o charme absurdo do Twingo. Ele não tenta reinventar o original de 1992 — ele abraça aquele espírito por inteiro, mas traduzido para 2026. As formas arredondadas, o sorriso formado pelos faróis e as proporções curtinhas criam um visual que parece brincar com quem olha. A Renault descreve o carro como "ensolarado" e "travesso", n aquele papo de propaganda, mas funciona. Em uma era de SUVs quase idênticos, o Twingo volta justamente para lembrar que carro urbano tem que ter personalidade.

Publicidade

Apesar do apelo retrô, há modernidade de sobra: faróis e lanternas saltados da carroceria, detalhes aerodinâmicos discretos e aquele novo logo estilizado, que aparece em tudo, do painel às capas das rodas. Com 3,78 metros de comprimento e 1,49 m de altura, ele é ainda menor que um Mini — mas parece maior por dentro. A cabine preserva o clima divertido, com telas de 7 e 10 polegadas, muitos controles físicos (felizmente) e até um "jingle de boas-vindas" criado em parceria com Jean-Michel Jarre, veterano da música eletrônica.

...

Veja mais

Matérias relacionadas

Publicidade

Sempre se disse que um carro elétrico é mais fácil de manter porque praticamente não exige trabalho mecânico; acontece que ele também é muito mais barato: custa até 54% menos que um carro a gasolina

Por mais diverso que o mercado automotivo pareça, essas 5 empresas dominam as vendas de carros no mundo todo

"A China tem capacidade de produção suficiente para nos tirar do mercado": CEO da Ford insiste e vê a indústria automobilística chinesa como uma ameaça existencial

Demorou um pouco, mas o Sora finalmente chegou ao Android; o aplicativo da OpenAI para criação de vídeos com inteligência artificial não é mais exclusivo do iOS

Ex-chefão da Stellantis decreta: a China vai salvar os empregos na Europa, mas vai devorar as montadoras europeias

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações