A GAC confirmou que produzirá veículos no Brasil em parceria com a HPE, utilizando a fábrica de Catalão (GO), conforme apurado pelo site Mundo do Automóvel para PCD.
A produção começa em 2027 com capacidade de até 50 mil carros por ano, ajudando a reduzir a ociosidade da planta. Além disso, inicialmente será no formato CKD, com montagem de kits vindos da China.
Com o tempo, a marca pretende nacionalizar componentes, aumentando a produção local e fortalecendo fornecedores no Brasil. Dessa forma, segue o movimento de outras montadoras chinesas no país.
A HPE ficará responsável pela operação industrial, enquanto a GAC definirá os modelos produzidos. Entre os cotados estão os SUVs GS3 e GS4, além do elétrico Aion UT.
O GS3 já estreou no Brasil com motor 1.5 turbo de até 170 cv e preço inicial de R$ 129.990, mirando concorrentes diretos. Já o GS4 deve apostar na motorização híbrida para o mercado nacional.
Além disso, a GAC planeja investir cerca de R$ 6,8 bilhões no Brasil até 2030, incluindo produção e desenvolvimento local. Portanto, a marca reforça sua estratégia de crescimento no país.
Por fim, mesmo com a parceria, as operações seguem independentes, sem envolvimento direto da Mitsubishi, ressalta o portal Mundo do Automóvel para PCD.