Depois de anos de negociações para entrar no mercado indiano, a Tesla lançou o Model Y em julho com a esperança de alcançar um sucesso rápido. Mas o início da marca de Elon Musk na Índia está sendo "decepcionante". Desde julho deste ano, a Tesla vendeu pouco mais de 100 carros, segundo dados de concessionárias enviados à BBC.
Seriam 100 carros entregues de cerca de 600 pedidos, segundo a Bloomberg. É um número insignificante para uma marca que entrega esse volume de carros em apenas quatro horas no mundo todo.
Tarifas alfandegárias de até 100% do preço do carro
O problema era previsível. A Tesla não conseguiu contornar as tarifas indianas, que variam entre 70% e 100%, dependendo do país de origem. Isso elevou o preço inicial do carro ao equivalente a mais de R$ 340 mil. Com esse preço, o mercado automotivo indiano — amplamente dominado por modelos muito mais acessíveis — deixa apenas um número reduzido de clientes potenciais.
A empresa de Elon Musk planejava usar toda a sua cota anual de importação de 2.500 veículos. No fim, vai se contentar em importar apenas o necessário para atender esses 600 pedidos, concentrados em Mumbai, Délhi, Pune e Gurugram — as únicas cidades onde a Tesla abriu pontos de venda e oficinas.
Em um mercado de quase 4,5 milhões de carros por ano, as vendas da Tesla são muito baixas. E isso mesmo levando em conta que a fatia de elétricos na Índia é de 3,7% — cerca de 160.000 veículos. A maioria é de modelos de marcas nacionais de baixo custo, como ...
Matérias relacionadas