BMW Z4 ganha versão especial Final Edition e sairá de linha em 2026

Lançado em 2018, atual BMW Z4 deixará de ser produzido oficialmente em março do ano que vem e acaba de ganhar uma edição de despedida

1 dez 2025 - 19h48
BMW Z4 Final Edition
BMW Z4 Final Edition
Foto: BMW/Divulgação

Lançada em 2018, a terceira geração do BMW Z4 está se despedindo do mercado. A montadora alemã apresentou na última semana o Z4 Final Edition, uma edição limitada que traz detalhes visuais exclusivos no exterior e no interior. A nova versão também marca o encerramento da produção do Z4, que vai acontecer em março do ano que vem.

Edição final tem pintura exclusiva como opcional

O principal destaque do novo BMW Z4 Final Edition é sua pintura exclusiva Frozen Matt Black, que está disponível apenas para a versão limitada. O acabamento externo traz detalhes na tonalidade M High-gloss Shadowline, também presente em todas as versões Final Edition da BMW. O novo BMW Z4 Final Edition ainda não teve o lançamento confirmado para o mercado brasileiro.

Publicidade
BMW Z4 Final Edition
Foto: BMW/Divulgação

Além da Frozen Matt Black, os clientes podem escolher outras cores da linha BMW Z4 sem custo adicional. O freio M Sport em vermelho brilhante também faz parte do pacote da Final Edition. No interior, há costuras vermelhas contrastantes, desenvolvidas especialmente para a Final Edition, no painel de instrumentos, o console central, os painéis de porta e os bancos M Sport em couro Vernasca/Alcantara. 

Outro destaque visual é o volante M em Alcantara, com costuras contrastantes combinando. Enquanto isso, as soleiras de porta contam com uma gravação especial. O pacote Final Edition é oferecido em todas as versões do Z4, incluindo a mais potente M40i, que traz um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha com 340 cv de potência.

BMW Z4 Final Edition
Foto: BMW/Divulgação

A história do BMW Z4: lançamento da primeira geração em 2002

O BMW Z4 faz parte de uma longa tradição da marca de esportivos conversíveis de dois lugares. Essa linhagem inclui modelos como o BMW 328 Roadster, o BMW 507 e o BMW Z8. O BMW Z4 fez sua estreia em 2002 como sucessor direto do BMW Z3, lançado em 1995. 

BMW Z4 MK3, BMW Z4 MK1 e BMW Z3 Roadster
Foto: BMW/Divulgação

Assim como seu antecessor, o roadster da BMW, conhecido internamente como série E85, foi produzido na planta da BMW em Spartanburg (EUA). O topo de linha da primeira geração foi o BMW Z4 M Roadster, equipado com o motor de seis cilindros em linha de 340 cv do BMW M3, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos.

Publicidade

Segunda geração do BMW Z4: mesma dinâmica, teto rígido retrátil de série

Em dezembro de 2008, a BMW apresentou ao mundo a segunda geração do Z4. O novo modelo era conhecido internamente como série E89. Ele trazia um teto rígido retrátil eletro-hidráulico completamente novo, composto por duas seções e com estrutura de alumínio. 

O teto era de série e podia ser aberto ou fechado ao toque de um botão em apenas 20 segundos. O interior também ficou mais espaçoso do que o da primeira geração. Além disso, essa foi a primeira vez que o roadster passou a utilizar o sistema de infoentretenimento BMW iDrive.

BMW Z4 Final Edition
Foto: BMW/Divulgação

Terceira geração do BMW Z4: interpretação moderna do esportivo conversível

A BMW apresentou a terceira geração do BMW Z4 em agosto de 2018. O roadster trouxe de volta a capota de tecido elétrica e ganhou mais recursos de assistência ao motorista, infotainment e conectividade. Outro destaque é o motor 3.0 de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo do BMW Z4 M40i, que desde 2024 passou a ser oferecido também com transmissão manual na versão Pure Impulse Edition.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se