A Toyota não está para brincadeira quando o assunto é manter esportivos a combustão no mercado. Ainda que ideia de um motor quatro cilindros, dois litros, e mais de 600 cv possa parecer exagerada, isso está nos planos da marca co o novo propulsor G20E.
Esse motor faz parte de uma nova geração de blocos a gasolina da marca, que inclui versões aspiradas e turbinadas com assistência elétrica. A proposta é entregar mais eficiência sem abrir mão da performance.
Motor pode ter mais de 600 cv e equipar esportivos "renascidos" da marca
O G20E já vem gerando grande repercussão no Japão e começa a ganhar espaço na Europa. Ele pode se tornar um dos próximos ícones da Toyota e, segundo rumores, será usado no renascido Toyota Celica e em outros modelos futuros. A primeira aparição pública foi surpreendente: instalado na parte traseira de um GR Yaris, no conceito chamado GR Yaris M-Concept.
Inicialmente, a Toyota anunciou que o motor teria entre 400 e 450 cv para modelos de rua e até 600 cv em aplicações de competição. Mas parece que isso era só o começo. Em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport, a marca revelou que, com um turbo maior, o G20E pode ultrapassar os 600 cv até em versões de produção, sem grandes dificuldades. Para uso em pista, o céu é o limite.
Por enquanto, o foco é testar os limites do motor. Segundo a própria Toyota, a ideia é "testar até quebrar". O GR Yaris M-Concept competirá ainda este ano na Super Taikyu Series, no Japão, e já está confirmado para as 24 Horas de Nürburgring em 2026.
Será o G20E um novo 2JZ?
Será o G20E um sucessor digno do lendário 2JZ? Muitos entusiastas acreditam que sim, mesmo com dois cilindros a menos. A Toyota também parece sugerir isso. O motor foi criado para celebrar o passado da marca com uma proposta moderna. É leve, resistente e com arquitetura limpa, além de oferecer flexibilidade para montagens transversais ou longitudinais, na dianteira ou traseira.
Os engenheiros projetaram o motor pensando em preparações futuras. Há espaçamento entre os cilindros para permitir aumentos de diâmetro e o bloco foi desenvolvido para ser facilmente modificado por terceiros.
O maior desafio não está na engenharia, mas nas normas de emissões, especialmente a Euro 7. Ainda assim, a Toyota trata o G20E como uma base para algo maior. Uma versão de rua com 600 cv ainda não foi confirmada, mas o potencial existe. A mensagem da Toyota é clara: o futuro da performance japonesa ainda tem espaço para motores a combustão, pelo menos enquanto as leis permitirem.
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