O Volkswagen T-Cross enfrenta um recuo significativo no mercado brasileiro. Segundo dados da Fenabrave e projeções do Guia do Carro, o SUV deve encerrar setembro com 6.200 unidades vendidas – uma queda de 31% em relação a julho. O resultado coincide com a presença mais forte do Volkswagen Tera, que já encostou no T-Cross na primeira quinzena do mês.
T-Cross: queda mês a mês é preocupante
Em julho, o T-Cross registrou 9.022 emplacamentos. No mês seguinte, caiu para 7.702 unidades, uma retração de 14,6%. Para setembro, a projeção é de apenas 6.200 vendas, o que representa uma queda acumulada de 31,3% em relação a julho. O T-Cross Extreme tem bônus de R$ 17 mil e sai por R$ 179.990 em setembro. Um bom desconto, mas ainda assim o carro é caro para muitos consumidores.
Tera desafia o T-Cross dentro da Volkswagen
O Volkswagen Tera começa a mostrar força. Embora a parcial da primeira quinzena de setembro tenha mostrado volumes próximos (2.634 do T-Cross contra 2.605 do Tera), a projeção aponta que o novo SUV deve encerrar o mês com 6.000 unidades, praticamente empatado com o veterano da Volkswagen.
Polo não é o carro “canibalizado” pelo Tera
Os números indicam que não é o Volkswagen Polo o principal afetado pelo avanço do Tera, mas sim o T-Cross. O hatch manteve bom desempenho: 12.940 registros em julho, 12.907 em agosto e projeção de 10.800 em setembro, sem retrações expressivas. Isso desmente, pelo menos por enquanto, a teoria de que o Volkswagen Polo tinha um futuro incerto com a chegada do Tera.
Corolla Cross toma a dianteira dos SUVs
A queda do T-Cross abriu espaço para o Toyota Corolla Cross, que já havia superado o modelo da Volkswagen em agosto. O utilitário esportivo japonês vem mantendo o fôlego em setembro e está dando mostras de que pode consolidar sua liderança no segmento. Há um ano o Corolla Cross não ganhava nem do Jeep Compass.
Impacto estratégico para a Volkswagen
O avanço do Tera altera a dinâmica interna da Volkswagen, que agora precisa equilibrar dois SUVs compactos em disputa direta. Embora o Tera amplie a oferta da marca, o efeito colateral foi a redução da participação do T-Cross, antes líder absoluto dos utilitários esportivos. Juntos, o T-Cross e o Tera somaram 5.239 unidades em setembro, o que os colocaria logo atrás da picape Fiat Strada (5.914).