Segurança: Citroën Basalt com 4 airbags zera teste do Latin NCAP

Latin NCAP divulga nova rodada de testes com nota de zero estrelas para o Citroën Basalt produzido no Brasil; Hyundai Tucson gabarita

14 out 2025 - 11h20
(atualizado às 11h58)
Citroën Basalt no crash test do Latin NCAP
Citroën Basalt no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP acaba de divulgar mais uma rodada de testes de 2025. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe avaliou o Citroën Basalt vendido no Brasil, que zerou a avaliação de segurança no crash test. O Latin NCAP também reavaliou o Hyundai Tucson de quarta geração, que é vendido apenas em outros mercados da região. Ele obteve a nota máxima de cinco estrelas após obter zero e três estrelas em testes anteriores.

Citroën Basalt foi testado pelo Latin NCAP

O Citroën Basalt produzido no Brasil obteve zero estrelas. O modelo oferece quatro airbags e ESC (controle de estabilidade) de série, e obteve 39,37% de proteção para Ocupante Adulto, 58,35% em Ocupante Infantil, 53,38% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 34,88% em Assistência à Segurança. O modelo não oferece airbags laterais para a cabeça nem tecnologias ADAS, nem mesmo como opcionais. 

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O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres e ESC. O teste de impacto lateral de poste não foi realizado e foi classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira. 

Citroën Basalt no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Latin NCAP classificou estrutura como "instável"

De acordo com o Latin NCAP, o Citroën Basalt apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal, apresentando um reforço estrutural assimétrico colocado no limiar inferior próximo ao pilar A do lado do motorista apenas e ausente do lado do passageiro. O pré tensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito. 

A proteção do ocupante infantil não conseguiu evitar o contato com a cabeça do dummy de três anos no teste de impacto lateral, resultando em zero pontos para a cabeça nessa configuração de teste. O modelo não oferece um interruptor para desativar o airbag do passageiro. O aviso de uso do cinto de segurança, disponível apenas para o motorista, não obteve pontos porque não atende aos requisitos do Latin NCAP.

Citroën Basalt no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Citroën Basalt vendido na Índia tem 6 airbags

As áreas de Ocupante Adulto e Assistência de Segurança não conseguiram somar pontos suficientes para obter mais do que zero estrelas, sendo ambas responsáveis pela má classificação. O órgão de segurança ainda destacou que o Citroën Basalt também é produzido na Índia e que oferece seis airbags como equipamento padrão no país asiático.

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O Latin NCAP avalia a versão mais básica em termos de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores que adquiram versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho, como a Frenagem Autônoma de Emergência.

“A Stellantis, por outro lado, continua tomando decisões que comprometem diretamente a segurança de quem viaja em seus veículos na América Latina. Dez modelos testados desde 2020 — incluindo o Citroën Basalt, com estrutura instável, proteção lateral deficiente e sem ADAS — evidenciam uma política que mantém padrões muito abaixo dos oferecidos em outras regiões”, afirmou Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

Atualização às 12:00: 

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia. Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade",

afirmou a Stellantis em nota oficial.

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Hyundai Tucson também foi testado pelo Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação
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