A percepção do público brasileiro em relação à qualidade dos carros mudou nos últimos anos. Modelos populares deixaram de puxar as vendas, e os SUVs passaram a ser os mais desejados. Mas não foi só isso: a régua subiu na proporção dos preços. A Renault sempre teve uma linha de alto nível na Europa, mas por anos apostou em modelos básicos aqui. Pois essa estratégia mudou, e isso vai ficar mais claro agora com a chegada do Boreal.
Desde 2021, o CEO global do grupo, Luca de Meo, sinalizou que a marca lançaria produtos mais competitivos e com foco lucrativo. Pois o novo SUV feito em São José dos Pinhais (PR) é exatamente a síntese dessa nova proposta da Renault. O Boreal é o carro mais bem construído da história da empresa no Brasil. Não há dúvidas sobre isso. E tem mais: o modelo vem repleto de tecnologias desde a versão de entrada Evolution, com tabela de R$ 179.990.
É claro que o Renault Boreal também é um produto mais caro. E isso será um desafio para rede no Brasil, tão acostumada nas últimas duas décadas a vender modelos com preço mais acessível. O novo utilitário chega para brigar diretamente com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e Cia. Ou seja, categoria com tíquete médio mais alto - acima do Duster. A tabela do Boreal vai até R$214.990 na versão Iconic de topo de linha, que aceleramos neste primeiro contato.
Como é o Renault Boreal
O novo SUV médio da Renault vai impressionar quem for a uma concessionária conhecê-lo e mesmo quem o ver passar na rua. O visual é dos mais modernos e o porte chama a atenção, com 4,55 metros de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos. O porta-malas é um dos maiores da categoria, com 522 litros no padrão VDA. Há espaço para cinco adultos com conforto e detalhes interessantes, como saídas de ventilação para o banco traseiro, portas com acabamento de couro e detalhes em azul e black piano, entradas USB-C e teto solar panorâmico (na versão mais cara).
O SUV também traz muitos recursos eletrônicos de última geração. O pacote ADAS, por exemplo, tem até 24 assistentes de direção semiautônomos. Por exemplo, há controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com centralização de faixa, alertas de ponto cego nos retrovisores, câmeras de visão 360° e até um aviso de desembarque - caso venha outro veículo ou uma bicicleta na hora de sair do carro. São 6 airbags de série, Isofix para cadeirinhas infantis e vários equipamentos de conforto.
Mas o destaque sem dúvida é o painel do Boreal, com estilo vindo dos carros europeus da marca. São duas telas combinadas no topo, cada uma com 10 polegadas. A do multimídia é voltada ao condutor, dando a sensação de um cockpit. Os gráficos têm alta resolução e o multimídia conta com sistema Google Built-In, com loja de aplicativos, acesso à internet, atualizações remotas (Over The Air) e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
O ar-condicionado de duas zonas tem comandos físicos por uma régua de botões no meio do painel, mas também é possível ajustar o sistema de refrigeração pela tela central. Aliás, é possível comandar vários recursos pelo multimídia, como assistente de estacionamento, que faz a manobra para o motorista, sistema de câmeras 360° e até massagem para o banco do motorista — um recurso comum em carro premium e indisponível nos rivais.
Acelerando o Renault Boreal
A mecânica do Renault Boreal já é conhecida, mas tem uma particularidade. Trata-se do 1.3 turboflex de injeção direta da família TCe, já disponível no Renault Duster, mas combinado ao câmbio automatizado EDC de dupla embreagem (banhada a óleo) e seis marchas, presente no Kardian. Pois este conjunto entrega o seu melhor ajuste e desempenho no novo SUV médio.
Com 1.438 kg (versão Iconic), o Boreal tem respostas ágeis ao volante e excelente equilíbrio dinâmico, com um ajuste fino de direção e suspensão (eixo de torção na traseira). As acelerações entregam ótimo balanço entre conforto e esportividade, com um rodar suave, estável e ao mesmo tempo envolvente. O isolamento acústico é ótimo e quase não se ouve ruídos externos.
Conforme os dados de fábrica, o Boreal acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (com 100% etanol no tanque). A velocidade máxima alcança 180 km/h e o SUV oferece cinco modos de condução ("Eco", "Comfort", "Sport", "Smart" e "Perso", que permite personalizar os ajustes). O câmbio é operado pelo mesmo joystick presente no Kardian, mas tem função Auto Hold.
Outro destaque do Boreal são os números de consumo. Neste primeiro contato não foi possível medir, mas, na etiqueta do Inmetro, o SUV chega com classificação "A" e é um dos mais econômicos entre os modelos flex. As médias são de 11,2 km/l na cidade e de 13,6 km/l na estrada com gasolina. E com etanol no tanque o modelo faz 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente.
Neste primeiro contato, o Renault Boreal mostrou solidez e refino. A cabine tem um dos melhores acabamentos da categoria, com grande riqueza de detalhes e materiais. O painel, por exemplo, tem molduras na cor cinza, detalhes em black piano e partes em couro, além de material macio em toda a parte superior. Além disso, a lista de série tem conteúdos com sistema de som premium da Harman Kardon com 10 alto-falantes. E a garantia é de 5 anos, a maior já oferecida em um carro da marca no País.
PRÓS
Qualidade construtiva, design moderno e ousado, ótimo desempenho do motor 1.3 TCe e do câmbio de dupla embreagem, garantia de 5 anos e vasta lista de equipamentos;
CONTRAS
Tem o clássico comando satélite do som na coluna de direção, console central alto deixa o banco do motorista um pouco mais estreito; chega sem versão híbrida para disputar mercado com SUVs chineses PHEV e 100% elétricos.
FICHA TÉCNICA
Renault Boreal Iconic 1.3 TCe turbo
- Motor: 1.3 TCe, 16V, injeção direta, turboflex
- Potências: 163 cv (E) a 5.250 rpm e 156 cv (G) a 5.000 rpm
- Torque: 27,5 mkgf a 1.750 rpm (E) e a 2.000 rpm (G)
- Câmbio: Automatizado EDC, dupla embreagem banhada a óleo e 6 marchas; tração dianteira
- Freios: Discos ventilados na frente e atrás
- Pneus e rodas: 205/55 R19
- Comprimento: 4,55 m
- Largura: 1,84 m
- Altura: 1,65 m
- Entre-eixos: 2,70 m
- Peso (ordem de marcha): 1.438 kg
- Altura do solo: 21,3 cm
- Tanque de combustível: 50 litros
- Porta-malas: 522 litros até 1.279 litros (bancos rebatidos)
- Aceleração 0-100 km/h: 9,5 s (E) e 9,8 s (G)
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Consumo gasolina: 11,2 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada)
- Consumo etanol: 7,8 km/l (cidade) e 9,4 km/l (estrada)
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