O Volkswagen T-Cross terá novidades eletrizantes em breve no Brasil. De acordo com informações da revista Autoesporte, o SUV compacto deve ser o primeiro híbrido da marca alemã produzido no Brasil. Com lançamento previsto para 2027, o novo Volkswagen T-Cross deve trazer um sistema híbrido pleno (HEV) semelhante ao utilizado pelo Toyota Corolla Cross e deve ter a produção iniciada no último trimestre de 2026.
Pouco depois, já em 2027, será a vez da nova geração do Nivus ter a produção iniciada, chegando às lojas até o ano seguinte. Os novos T-Cross e Nivus terão a nova plataforma MQB Hybrid, que equipará os carros eletrificados da marca fabricados no Brasil. A nova base é uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37) usada pelo Golf de sétima geração, que é maior do que a MQB-A0 do T-Cross e do Nivus atuais.
Ambos terão um sistema eletrificado do tipo híbrido pleno, capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico. Sob o capô, os novos SUVs híbridos devem contar com o novo motor 1.5 eTSI Evo2, em configuração flex com cerca de 130 cv. Somado ao conjunto híbrido, eles devem oferecer cerca de 180 cv e 265 Nm combinados.
Também são esperadas versões a combustão ou MHEV de 48V com o mesmo motor, mas com 150 cv e 250 Nm. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in.
Este sistema mais avançado só deve chegar ao Brasil importado, ao menos inicialmente. Além disso, o novo motor também conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. Os sistemas híbridos permitirão até o desligamento do motor a combustão em algumas situações de condução, ajudando a reduzir o consumo.
A base MQB-A1 do grupo Volkswagen, que é utilizada atualmente pelo Jetta e Taos, ganhará uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Essa atualização teria custo menor do que implementar a plataforma MQB Evo do Golf de oitava geração, que é utilizada na Europa.
Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor. Os detalhes sobre os dois modelos ainda são escassos, mas ambos os modelos devem crescer em dimensões, principalmente em largura.
No entanto, eles não deixarão o segmento de SUVs compactos. O novo T-Cross deve ter medidas semelhantes às do novo Nissan Kicks, ocupando o possível lugar do atual Taos. O novo Nivus também crescerá, abrindo mais espaço para o Tera na linha da marca alemã. O visual deve ter inspiração nos novos SUVs europeus da Volks, como a segunda geração do T-Roc, que será revelada nos próximos meses, e os novos Tiguan e Tayron.