Leapmotor B10 é o elétrico que faltava para a Stellantis

Cheio de tecnologias e com motor traseiro que gera 218 cv, Leapmotor B10 chega no final deste ano com preço de BYD Yuan Plus

8 mai 2025 - 16h09
(atualizado em 9/5/2025 às 00h53)

Restando pouco para a estreia, a Leapmotor é a próxima grande novidade do grupo Stellantis no Brasil. A marca chinesa estreia no 2º semestre, entre agosto e setembro, para colocar a Stellantis na disputa direta contra BYD e GWM entre carros elétricos e híbridos. O primeiro a chegar será o SUV médio C10.

Fomos até Hangzhou, na China, conhecer a sede da Leapmotor, uma concessionária "modelo" da marca e, claro, todos os veículos. Naquele país, a jovem fabricante tem uma linha até bem extensa de modelos. Um deles o pequeno hatch T03, que era o mais cotado para o Brasil, mas não foi confirmado.

Publicidade

O SUV C10 assumiu a dianteira na preferência, como opção contra os líderes da categoria, GWM Haval H6 e BYD Song (nos modelos Pro, Plus e Premium). Entretanto, pensando em volume de vendas, o SUV B10, lançado em 2024 no Salão de Paris, é o  que tem mais potencial.

Leapmotor B10, o mais promissor

Na China, o B10 surpreendeu ao receber 10 mil reservas em apenas uma hora de pré-venda. O modelo é feito por lá e tem duas versões disponíveis, ambas com motor elétrico traseiro.

O SUV promete bom desempenho. São 218 cv de potência e um torque máximo imediato de 24,5 kgfm. O que muda são as baterias: a versão de entrada tem uma de 56,2 kWh com alcance de 380 quilômetros, enquanto a segunda tem 67,1 kWh e autonomia para 460 km - segundo o ciclo global WLTP.

Em relação ao tamanho, o B10 também parece ser o produto mais promissor para o mercado brasileiro, já que deverá ser mais acessível que o C10, que tem 4,73 metros.

Publicidade

O SUV menor mede 4,51 m de comprimento por 1,88 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos tem 2,73 metros e o porta-malas recebe bons 420 litros - é maior que o do Jeep Compass, que tem 410 litros.

Interior do Leapmotor é minimalista e moderno

Tecnologia será o ponto forte do Leapmotor B10. O SUV utiliza a plataforma mais recente da marca chinesa, com uma unidade de comando que controla todos os sistemas do veículo.

Esta central gerencia a bateria, o motor elétrico, os assistentes semiautônomos do pacote ADAS e sistemas digitais. Para isso, conta com o chip Snapdragon 8155 da Qualcomm, famoso por sua alta velocidade de processamento.

Leapmotor B10 tem painel sem botões, acabamento bem feito e multimídia poderoso
Leapmotor B10 tem painel sem botões, acabamento bem feito e multimídia poderoso
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão

Todos os recursos do carro são controlados por meio do multimídia no painel, com tela fixa de 14,6 polegadas. O sistema é realmente rápido e conectado, com diversos aplicativos e funções.

Publicidade

O SUV elétrico não tem botões no painel, apenas no volante. O display do quadro de instrumentos também é moderno e mostra gráficos e dados de bordo, além do avatar do SUV e de outros veículos ao redor.

Plataforma da Leapmotor utiliza chip Snapdragon, da Qualcomm
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão

Na China, o B10 conta com Lidar, que utiliza raios laser para medir a distância dos objetos ao redor. Este equipamento, de início, não será habilitado no Brasil, onde a tecnologia ainda será homologada.

Por fim, a lista de equipamentos não está definida para o Brasil, mas a unidade que conhecemos tinha conteúdo farto, com itens como teto solar panorâmico e carregador duplo sem fio para smartphones.

Quanto deve custar o Leapmotor B10?

Fica a expectativa em relação ao preço. Por dentro, o B10 combina espaço, bom acabamento e interior sofisticado. Mas não é luxuoso - há muito plástico a bordo. Por isso, deve ficar próximo dos rivais.

Publicidade

Seu concorrente direto será o BYD Yuan Plus, que tem tabela de R$ 229.800. Já o recém lançado Omoda E5 custa R$ 209.990. Mais para cima tem o Peugeot e-2008, com preço de R$ 259.990.

Será que o B10 vai se dar bem nessa disputa e fazer a Leapmotor se tornar conhecida no Brasil?

SUV deverá chegar no último trimestre com preço próximo ao do BYD Yuan Plus
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se